Título: O REI DOS VIRA-LATAS
Autor:
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 9

Em nome da saúde pública, cães tiveram dias de glória

Na década de 50, O GLOBO organizou um concurso para premiar os cães da cidade sem pedigree e que tivessem sido vacinados contra a raiva. Foi um sucesso que atraiu até os fuzileiros navais e as torcidas de futebol

Na década de 50, o Departamento de Veterinária do Rio de Janeiro travava uma batalha para vacinar os cães da cidade contra a raiva. O principal inimigo: a relutância de vários donos em levar seus animais para a vacinação e a dificuldade em imunizar animais de rua. A solução: entre 1955 e 1958, O GLOBO e a Rádio Globo fizeram um concurso para eleger ¿O Rei dos Vira-Latas¿.

O que tinha a ver um concurso de cães em que o importante era não ter pedigree e uma campanha de saúde pública? Simples: a única condição para que os animais fossem inscritos era a apresentação do cartão de vacinação em dia.

O concurso conquistou a cidade. Em 1955, fuzileiros navais alistaram na disputa Voluntário, um mascote da força que ganhou o ¿Troféu Simpatia¿ e o cronista e poeta Paulo Mendes Campos inscreveu dois filhotes, por exemplo. Disputas futebolísticas entraram em campo no concurso. Ainda em 1955, a torcida do Botafogo compareceu com Biriba. O Flamengo foi representado por Black, o vira-lata de estimação do jogador Dequinha, ídolo rubro-negro na década de 50.

No tocante ao combate à raiva, a campanha foi um sucesso. Em 1957, por exemplo, foram vacinados 83.537 cães, ¿muitos, com a finalidade específica de participar do concurso¿, segundo a edição de 2 de março do jornal, que trouxe o resultado da disputa.

Naquele ano, sagrou-se como Rei dos Vira-Latas Veludo, um cachorro que não tinha um dono só ¿ era cuidado pelos freqüentadores da Praça Serzedelo Correa, em Copacabana, onde o animal circulava. ¿Veludo, o vira-lata traquinas de Copacabana, que faz refeições no Shirley, passeia todos os dias de automóvel e dorme onde manda o seu espírito boêmio, foi recebido com expressivas homenagens de seus inúmeros amigos do elegante bairro, que organizaram, inclusive, uma passeata em sua honra¿, contou o jornal. Selecionado entre os 54 finalistas, ¿Veludo¿ disputou com Totó, o outro semifinalista, um ¿pleito renhido¿ que reuniu torcidas organizadas no Campo de São Cristóvão.

www.oglobo.com.br/especiais/80anos/