Título: 'Acabo de ser avisado que tem uma nova crise'
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 20/08/2005, O País, p. 9

Lula fica tenso com denúncias envolvendo Palocci e aprova nota do ministro, a quem telefonou logo depois de ser informado

CAMPINAS. Poucas horas depois de ser informado sobre o depoimento do advogado Rogério Buratti envolvendo o ministro Antonio Palocci (Fazenda), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou-se ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. Em almoço com 13 prefeitos da região de Campinas (interior de São Paulo), Lula lembrou que JK também foi alvo de denúncias de corrupção quando estava no governo, mas, depois de morto, passou a ser lembrado como o maior presidente do Brasil.

- Não quero ser Juscelino, mas também não quero ser reconhecido só após a morte - disse Lula, segundo relatos de participantes do almoço.

Lula foi informado sobre as acusações de Buratti às 11h30m, quando inaugurava uma nova unidade da fábrica da IBM em Hortolândia. Durante o discurso do presidente da IBM no Brasil, Rogério Oliveira, o assessor Paulo Oliveira Campos avisou a Lula sobre Buratti. O presidente franziu o cenho e levou a mão direita à testa. Pouco depois, segundo a assessoria, telefonou para Palocci. Também aprovou o teor da nota do ministro. No fim do almoço, anunciou:

- Acabo de ser avisado que tem uma nova crise.

Presidente diz que confia em Palocci

Lula disse que confia em Palocci, com quem fala diversas vezes por dia, e informou que o ministro divulgaria uma nota "forte e dura". Pediu paciência:

- Estão acontecendo tantas coisas que temos de esperar todos os fatos virem à tona antes de voltarmos a falar - disse o presidente, segundo relato do prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PT), que estava na mesma mesa que Lula.

Católico fervoroso, Perugini sugeriu à primeira-dama, Marisa Letícia, que orientasse Lula a rezar muito.

- Citei um salmo: 'O demônio é um leão que ruge à espreita de alguém para devorar'. Ela disse que o presidente ora muito - disse o prefeito.

No almoço, Lula aparentava tranqüilidade, mas não apresentou o tom descontraído da manhã, quando ainda não sabia das denúncias. Antes do início da cerimônia na IBM, o presidente não economizou piadas e provocações.

- Depois daqueles 5 a 3 até pego uma camisa da Ponte Preta - disse o presidente ao deputado estadual Sebastião Arcanjo (PT-SP), o Tiãozinho, torcedor fanático da Ponte Preta.

Camisa da Ponte Preta com número do PSTU

Lula se referia à goleada imposta pelo Corinthians ao time de Campinas na semana passada. Tiãozinho presenteou Lula com uma camisa da Ponte e ainda devolveu a provocação.

- Trouxe a 16, número do PSTU - disse o deputado.

Mas a piada que fez mais sucesso na parte da manhã foi de João Herrmann Neto:

- Disse que depois dos presidiários Toninho da Barcelona e Buratti, só falta ouvir o Fernandinho Beira-Mar.

A piada foi feita antes que as notícias sobre o depoimento de Buratti chegassem à comitiva presidencial.

Alencar defende Palocci

SÃO PAULO. O vice-presidente José Alencar disse que é preciso investigar as acusações contra o ministro Antonio Palocci:

- É preciso que haja investigação. Tenho o Palocci na conta de também ser um homem de bem, até prova em contrário. O ônus da prova é de quem acusa. Do contrário nós vamos virar um país de denuncismo - disse, ao deixar o hospital Sírio-Libanês, onde fez uma angioplastia (pequena cirurgia para desobstrução de artéria do coração).

Legenda da foto: LULA, NA inauguração: prefeito aconselhou presidente a rezar muito