Título: CPI dos Bingos pode ouvir ex-assessor de novo
Autor: Bernardo de la Peña/Demétrio Weber/Adriano Ceolim
Fonte: O Globo, 20/08/2005, O País, p. 14

Relator quer aprofundar investigação, mas acredita que, por enquanto, não há necessidade de convocar Palocci

BRASÍLIA. O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), vai propor que o advogado Rogério Buratti seja reconvocado para prestar depoimento na quarta-feira. Preocupado com os efeitos da crise sobre a economia, Garibaldi disse que é possível que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, seja chamado também, mas não imediatamente. Ele acredita que isso só deverá acontecer se o Ministério Público e a CPI encontrarem dados que comprovem a denúncia, feita ontem por Buratti, de que Palocci recebia R$50 mil por mês da empreiteira Leão & Leão para repassar ao PT quando era prefeito de Ribeirão Preto.

- A investigação tem de ser aprofundada. Mas, de início, devemos fazer isso sem a necessidade de convocação (de Palocci). Não podemos expor a economia a abalos, já temos a crise política - disse Garibaldi.

O relator afirmou ter conversado por telefone com o presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), que teria concordado com a postura cautelosa. Já o senador José Jorge (PFL-PE), classificou de gravíssima a denúncia e defendeu a convocação de Palocci.

- Se tivermos o ministro da Fazenda baleado, para onde vai este país? Pretendo esperar as explicações dele (Palocci), mas a notícia é gravíssima. Ele tem de ser convocado para depor na CPI dos Bingos - disse o pefelista, antes da divulgação da nota em que Palocci negou a acusação de Buratti.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que, se houver provas, a situação do ministro ficará insustentável:

- O governo é um pato manco - afirmou ele.

Senador petista critica Ministério Público

Preocupado, o senador petista Tião Viana (AC) atirou no Ministério Público. Viana criticou o promotor Sebastião Sérgio de Silveira por divulgar o conteúdo parcial do depoimento de Buratti ontem mesmo em São Paulo:

- O promotor não é rainha de escola de samba para sair atrás de câmaras e luzes. Foi uma atitude irresponsável. O que custava esperar uma semana para investigar e aí sim falar em cima de elementos sólidos?

O petista afirmou que não vai se opor à reconvocação de Buratti, mas considera que não faz sentido chamar o advogado para falar de questões ligadas à prefeitura de Ribeirão Preto na CPI dos Bingos:

- Estamos tratando de bingos e não da prefeitura. Se é para falar de Ribeirão Preto, ele pode depor na Comissão de Fiscalização e Controle.

Já o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), disse que é preciso cuidado para "não botar lenha na fogueira". E deixou claro que é contra qualquer iniciativa para Buratti depor na comissão:

- Buratti já foi ouvido na CPI dos Bingos. Temos de tomar muito cuidado com essa onda de denuncismo. Todos querem o benefício da delação premiada. Essa onda pode prejudicar o país, mexer com a economia e prejudicar pessoas de bem. O equilíbrio é absolutamente necessário -- afirmou ele, que citou as denúncias feitas pelo doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, como exemplo de acusações irresponsáveis.