Título: MAIS DE 80% DOS COLONOS JÁ SAÍRAM DE GAZA
Autor:
Fonte: O Globo, 20/08/2005, O Mundo, p. 33

Diante de multidão, Abbas diz que operação é resultado de sacrifícios, paciência e sabedoria dos palestinos

GADID, Faixa de Gaza. Soldados israelenses atravessaram ontem barricadas que incluíam até dois caminhões em chamas para entrar no assentamento de Gadid e arrastar colonos para fora de uma sinagoga. Era um dos últimos focos de resistência à retirada da Faixa de Gaza. Refugiados em telhados de casas, jovens chamavam aos gritos agentes de segurança de nazistas. Mas ao fim do segundo dia da operação de remoção à força, mais de 80% dos cerca de 8.500 colonos já haviam saído de Gaza (boa parte retirada por policiais e soldados desarmados), o que superava as previsões mais otimistas. As forças de segurança interromperam a operação, devido ao sabbath (descanso semanal dos judeus).

Cerca de 300 pessoas foram retiradas de Gadid. A maioria estava escondida em casas, num assentamento que parecia uma cidade fantasma. Oito delas escaparam do ônibus que as levava para Israel, mas acabaram sendo levadas de volta.

Com a remoção em 17 dos 21 assentamentos de Gaza concluída, fontes do Exército israelense disseram que terça-feira será iniciada a retirada de duas colônias na Cisjordânia, Sanur e Homesh. Erguidas num território considerado de importância bíblica, ambas são tidas como áreas de resistência por abrigarem um grande número de israelenses de direita. Neste fim de semana, forças de segurança se deslocariam para a Cisjordânia.

Abbas prevê grandes desafios pela frente

No sul de Gaza, diante de uma multidão eufórica, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, festejou como uma vitória palestina a retirada dos assentamentos de Gaza, realizada por iniciativa do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, para pôr fim a 38 anos de ocupação marcados por confrontos entre palestinos e israelenses.

- Essa retirada foi o resultado dos sacrifícios, da paciência e da sabedoria de nosso povo - afirmou. - O passo mais importante após a retirada será proteger, reconstruir e administrar a terra, para que possamos dar um exemplo ao mundo.

Abbas disse aos palestinos que eles estavam vivendo "dias históricos de alegria", mas advertiu que há grandes desafios pela frente. Palestinos temem que, após a retirada de Gaza, Israel reforce sua presença na Cisjordânia, como prevêem analistas. Estão sendo removidos apenas quatro dos 120 assentamentos da Cisjordânia, onde vivem cerca de 230 mil colonos. Em dois deles, os moradores se retiraram voluntariamente.

Abbas também prometeu que a ANP construirá casas para os palestinos nas áreas desocupadas por Israel. As casas dos colonos deverão ser todas destruídas pelas forças israelenses.

www.oglobo.com.br/mundo