Título: ITAMAR DEIXA EMBAIXADA E VOLTA AO BRASIL
Autor: Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 25/08/2005, O País, p. 16

Ex-presidente deve disputar algum cargo nas eleições de 2006

BRASÍLIA. Depois de meses de idas e vindas, com anúncios jamais cumpridos sobre sua saída, o ex-presidente Itamar Franco não é mais, desde ontem, o embaixador do Brasil na Itália. A exoneração de Itamar, acertada diretamente com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, foi publicada no Diário Oficial, em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu lugar, o nome mais cotado é o do cônsul brasileiro em Buenos Aires, na Argentina, Adhemar Bahadian, que também ocupa a função de co-presidente das negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Itamar já comunicou aos amigos que está voltando ao Brasil e vai disputar algum mandato nas eleições de 2006. O mais provável é que Itamar seja candidato ao Senado. Pessoas próximas ao ex-presidente lembraram que, ao deixar o Palácio do Planalto, Itamar contava com altos índices de popularidade. A grande dúvida, disse uma fonte, é saber se ele usará esse cacife para apoiar Lula numa disputa pela reeleição, em 2006.

Aliados como o deputado Marcelo Siqueira (PMDB-MG) dizem que Itamar Franco tem, ainda, em seu leque de possibilidades, o governo de Minas Gerais e até mesmo a Presidência da República. Itamar, segundo o parlamentar, deve chegar ao Brasil no domingo.

Desde dezembro de 2004 Itamar vinha pedindo para deixar a embaixada em Roma. Ele prometia deixar o cargo em março, mas não falou mais sobre o assunto, segundo fontes da área diplomática. Em abril último, quando Lula foi a Roma para o enterro do Papa João Paulo II, o ex-presidente voltou ao tema. Agora, ele tem pressa para retornar ao país a tempo de decidir seu futuro político até o fim de setembro, uma vez que medidas como a filiação partidária devem ser tomadas até outubro ¿ um ano antes das eleições. Itamar deverá permanecer no PMDB.