Título: FAVRE CONTESTA ACUSAÇÃO DE DOLEIRO
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 25/08/2005, O País, p. 17

PSDB defende apuração; petista nega tudo e diz que vai à Justiça

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Apontado como suposto operador de um esquema de lavagem de dinheiro no exterior pelo doleiro Toninho da Barcelona, o marido da ex-prefeita paulistana Marta Suplicy, Luis Favre, classificou a acusação de ¿mentirosa, fantasiosa e difamatória¿. Segundo reportagem do ¿Correio Braziliense¿, o doleiro teria afirmado que Favre movimentava recursos do PT no exterior, como portador de dois passaportes estrangeiros, o francês e o argentino.

Favre disse que irá processar os responsáveis pela veiculação das informações. Segundo o marido da ex-prefeita de São Paulo, a notícia foi revelada com base em fontes mantidas no anonimato.

De acordo com a reportagem, o dinheiro operado por ele seria encaminhado ao Trade Link Bank ¿ braço do banco Rural nas Ilhas Cayman. Das duas contas operadas no Trade Link Bank, uma era movimentada por Felipe Belizário Wermusdit e outra por Felipe Belizário Wermus. O nome de batismo de Favre, nascido na Argentina, é Felipe Belisário Wermus.

Líder tucano defende investigações profundas

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), defendeu investigações mais profundas das denúncias pela CPI dos Correios.

¿ Isso é muito grave. Há quem diga que não conviria ouvir o doleiro Toninho da Barcelona porque é um bandido e poderia acusar qualquer um. Essa alegação não procede. Trata-se realmente de pessoa desonesta, se não fosse não estaria presa. Mas se ele quer se beneficiar da redução da pena, por meio da delação premiada, terá de falar a verdade. E há como aferir a veracidade ou não das informações ¿ argumentou Virgílio.

Luís Favre utilizaria seus passaportes para abrir contas em paraísos fiscais, como Luxemburgo e Ilhas Cayman, além de outras no Panamá e em Nova York. Ele nega tudo