Título: BURATTI TERÁ DE DEPOR HOJE EM CPI
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 25/08/2005, O País, p. 3

Oposição duvida que ele reafirmará as denúncias contra Palocci

BRASÍLIA e SÃO PAULO . O advogado Rogério Buratti confirmou que vai hoje, às 10h30m, à CPI dos Bingos. Sob os olhares nervosos do governo e do mercado financeiro, Buratti vai depor cercado de expectativas. Aos promotores de Justiça de Ribeirão Preto ele garantiu que vai reafirmar as denúncias que envolvem o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, em um esquema de corrupção e ainda acrescentará novos ingredientes. Já a oposição diz acreditar que o advogado vem sendo pressionado e que, por isso, poderá atenuar, na CPI, a versão dada semana passada ao Ministério Público.

Após negociar o benefício da delação premiada, Buratti acusou a prefeitura de Ribeirão Preto, na gestão de Palocci, de receber propina mensal de R$50 mil da empresa Leão & Leão, da qual o advogado foi vice-presidente. O ministro negou com veemência as acusações.

O depoimento de Buratti estava marcado para ontem, mas seu advo gado, Roberto Telhada, tentou transferi-lo para a próxima semana alegando que o seu cliente teve um crise de estresse. Telhada chegou a enviar à CPI no início da tarde de ontem um atestado médico informando que Buratti, com hipertensão, está tomando calmantes e que ficaria sob observação até segunda-feira.

Por precaução, equipe médica do Senado ficará de plantão

Uma hora depois, no entanto, após a ameaça do presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), de enviar uma junta médica a São Paulo, Telhada voltou atrás e confirmou que Buratti irá depor. Efraim disse ter estranhado o comportamento do advogado, mas afirmou que, por precaução, manterá uma equipe médica do Senado de plantão durante o depoimento.

O súbito problema de saúde de Buratti acendeu o sinal amarelo na oposição. Integrantes da CPI dos Bingos chegaram a falar que Buratti estaria sofrendo pressões para reduzir o tom das denúncias.

¿ Ele deve estar sofrendo muitas pressões e recebendo promessas. O cara, quando está com rabo de muita gente nas mãos, todo mundo quer dar carne ¿ afirmou o senador Romeu Tuma (PFL-SP).

A confusão em torno do advogado de Buratti também levantou suspeitas. Semana passada, Telhada afirmou ter abandonado o seu cliente quando ele optou pela delação premiada. Três dias depois, no entanto, reassumiu o caso. Para o petista Tião Viana (AC), no entanto, tudo não passa de delírio da oposição:

¿ A oposição deve estar vendo deuses ou bruxos. Como ir contra um documento (o atestado)? De qualquer maneira, é melhor para nós que ele preste depoimento logo. Tenho certeza de que não tem nenhuma prova contra o ministro. (Alan Gripp e Adauri Antunes Barbosa)