Título: Ex-diretores da Leão podem ter delação premiada
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 25/08/2005, O País, p. 3

Cinco pessoas ligadas à empresa serão indiciadas por causa da Máfia do Lixo

RIBEIRÃO PRETO, SP. A Polícia Civil e o Ministério Público de Ribeirão Preto vão oferecer o benefício da delação premiada aos ex-diretores do grupo Leão & Leão acusados de pertencerem à Máfia do Lixo. No inquérito que apura a formação de quadrilha em fraudes de licitações para serviços de coleta de lixo e limpeza pública em cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, já há decisão das autoridades de indiciar cinco dirigentes ou ex-diretores da Leão & Leão. Três já foram indiciados: Wilney Barquete, Fernando Fischer e Rogério Buratti. Luiz Cláudio Leão conseguiu uma liminar que impediu o indiciamento. Marcelo Franzine deve ser indiciado amanhã, depois de seu depoimento no caso ao Ministério Público.

Franzine, ex-diretor comercial da Leão Ambiental ¿ braço do grupo Leão & Leão para as áreas de serviços ambientais ¿ é o único dos acusados de envolvimento na Máfia do Lixo que ainda não prestou depoimento. Amanhã à tarde ele se apresenta à Delegacia Seccional de Ribeirão Preto e deve receber a proposta de contar o que sabe em troca de redução da pena a que pode ser condenado.

Promotores decretam ¿sigilo branco nas investigações

Depois de Franzine, os demais envolvidos devem ser reconvocados a depor. Luiz Cláudio Leão é o presidente do grupo. Wilney Barquete dirigiu a Leão Ambiental. Fernando Fischer foi gerente comercial da empresa.

Os sete promotores envolvidos nas investigações decretaram uma espécie de ¿sigilo branco¿ nas investigações: o inquérito é público, mas o andamento das investigações não mais será revelado até que todo o processo seja concluído.