Título: A ÍNTEGRA DA NOTA CONJUNTA
Autor: Cristiane Jungblut, Luiza Damé e Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 25/08/2005, O País, p. 4

¿Atendendo a convite do presidente da República, reuniram-se hoje no Palácio do Planalto o presidente do Senado Federal, o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Supremo Tribunal Federal e o procurador-geral da República. O encontro teve como objetivo debater propostas que, diante dos desafios apresentados pela conjuntura, possam dotar o país de legislação mais avançada no controle das movimentações financeiras.

¿Os presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, do STF e o procurador-geral da República concordaram que as sugestões apresentadas pelo presidente da República constituem um bom ponto de partida para a melhoria do arcabouço jurídico brasileiro, com vistas a impedir que a circulação monetária se destine a promover qualquer atividade ilícita no território nacional ou no exterior.

¿O presidente da República, o presidente do Senado Federal, o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Supremo Tribunal Federal e o procurador-geral da República aproveitaram a oportunidade para saudar a iniciativa dos parlamentares que apresentaram projetos para aperfeiçoar o sistema político brasileiro. Consideraram que seria oportuno que o processo de apuração pelo qual passa o Brasil fosse coroado por uma reforma que garantisse maior transparência, representatividade e solidez ao regime político. Demonstraram, também, confiança em que o Congresso Nacional será capaz de realizá-la em seu devido tempo.

Por fim, desejaram transmitir à sociedade, em um momento em que a profusão de acusações vem a público, a tranqüilidade de que as instituições do Estado se encontram em pleno funcionamento, garantindo o irrestrito prosseguimento das investigações em curso¿.