Título: Valdemar muda versão ao depor
Autor:
Fonte: O Globo, 25/08/2005, O País, p. 8

Presidente do PL diz que dinheiro que recebeu de Delúbio era todo da SMPB

BRASÍLIA. O rápido depoimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neta, ontem no Conselho de Ética, foi tumultuado pela aparição espalhafatosa da sua ex-mulher, Maria Cristina Mendes Caldeira. Aliás, foi a grande atração, já que o depoente não apresentou muitas novidades. Ela entregou a parlamentares camisetas da campanha de combate à violência contra a mulher.

Valdemar mudou a versão que contou anteontem à CPI do Mensalão sobre a origem do dinheiro que recebeu de Delúbio Soares em 2002. À CPI, Valdemar havia dito que 80% do dinheiro eram da SMPB, agência do empresário Marcos Valério Fernandes, e que desconhecia a origem dos 20% restantes, pagos em dinheiro. Ontem, o presidente do PL afirmou que todo o dinheiro foi da SMPB. Ele repetiu que o mensalão é uma história inventada por Roberto Jefferson (PTB-RJ):

¿ O Roberto Jefferson sabia que, se falasse em caixa dois, não haveria repercussão. O ex-deputado também reafirmou que o PTB propôs um acordo para que ele retirasse a representação que fez ao Conselho de Ética contra Jefferson e disse que um deputado do próprio PTB teria feito uma consulta à mesa diretora da Câmara sobre o assunto.

¿ Eles queriam que eu jogasse uma bóia para o Roberto Jefferson. Que eu fosse seu salva-vidas. Foi essa a expressão que usaram.

Maria Cristina compareceu ao conselho empurrando uma mala de rodinhas e entregou ao presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), o cardápio-convite de um evento no Ministério de Relações Exteriores de Taiwan, para tentar provar que o ex-marido participou do encontro em que teria sido discutida uma ajuda financeira daquele governo ao PL e ao PT na campanha presidencial de 2002. Valdemar negou que se tenha discutido isso.