Título: DA BOCA DO POVO PARA O DISCURSO OFICIAL
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 26/08/2005, O País, p. 4

Agência que criou slogan acha divertido mas não fará publicidade

A Talent, agência de publicidade que criou o slogan "Não é assim uma Brastemp", achou interessante, divertido até, que a expressão tenha ido parar no discurso do presidente da República. Mas pára por aí. Em tempos de "questionamento sobre tudo o que se refere à política" - nas palavras do diretor de criação da Talent, João Livi - a repercussão vai ficar apenas nos comentários que certamente os milhares de consumidores farão. Em outra época, qualquer agência ao menos pensaria em fazer o chamado anúncio de oportunidade, exibindo em peças publicitárias o trecho do discurso de Lula.

- O fato é mais forte que um anúncio - resume Livi, que explica ainda que a agência não tem contas de governos ou estatais.

A Talent tampouco acredita que possa haver dano à marca, que pertence à Multibrás.

- Foi uma citação associativa com o slogan, não com a empresa - afirma o publicitário.

A menção feita por Lula mostra como se usa com naturalidade o slogan, que está há mais de uma década no ar. É usado desde 1992 e já apareceu em cerca de 120 comerciais de TV diferentes. Os filmes mostram sempre alguém contando as agruras de não ter escolhido um eletrodoméstico Brastemp. Desde que a expressão foi lançada, muita gente passou a usá-la quando quer dizer que algo não é lá essas coisas, como fez ontem o presidente.

- Nasceu como o slogan de um comercial, virou marca registrada e expressão popular - diz Livi.