Título: CASA CIVIL JUSTIFICA GASTOS DE CARTÕES
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 26/08/2005, O País, p. 4

Governo alega que despesas aumentaram porque são referentes a 21 órgãos

BRASÍLIA. A Casa Civil divulgou nota ontem informando que o cartão corporativo foi instituído em 2001 e passou a ser usado a partir de agosto de 2002. Na nota, a Casa Civil justifica os altos gastos da Presidência com cartões corporativos, que, em seis meses, chegaram a R$4 milhões. "O gabinete da Presidência, que vem registrando alto volume de movimentação dos cartões, reúne 21 órgãos, alguns deles antes não incluídos nessa rubrica" diz a nota.

A Casa Civil informou que no ano passado a Presidência gastou R$7.751.211,54 em cartões corporativos. Os cartões são usados desde para grandes pagamentos, como despesas em viagens, até para pequenos gastos, hoje feitos por meio das chamadas contas para suprimentos de fundos.

Os cartões corporativos são usados por servidores públicos que exercem a função de agentes supridores, ou seja, pagadores de despesas. Segundo a nota, os cartões "nunca são usados para gastos de natureza pessoal".

Segundo Casa Civil, não há sigilo sobre cartões

A Casa Civil disse ainda que não há "sigilo envolvendo informações referentes aos gastos com os cartões e que todas as despesas com pagamentos, extratos ou notas fiscais sempre estiveram, e estão, à disposição do Tribunal de Contas da União e de órgãos de controle interno.

No início de 2005, porém, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou nota informando justamente o contrário, que havia reserva na divulgação de dados envolvendo o presidente por "questões de segurança".

Na nota de ontem, o governo lembrou ainda que os "gastos governamentais, entre os quais os realizados com cartões de pagamento, são auditados pelo TCU durante a análise anual da prestação de contas do governo federal". E explicou que os saques em dinheiro vivo feitos são vinculados à cobertura de faturas, cujo pagamento é imediato, e que alguns registram movimento maior justamente porque cuidam das viagens da Presidência.