Título: 'Se Lula não viu nada, como pode ser presidente?'
Autor:
Fonte: O Globo, 26/08/2005, O País, p. 5

Para Fernando Henrique, 2005 está perdido para o Brasil e a sensação de paralisia do governo é um fato grave

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem, em entrevista à Rádio CBN, que acha difícil que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não soubesse do que estava acontecendo ao seu redor, em relação às práticas que levaram o país à atual crise política. Ele disse que mesmo os que nunca se iludiram com o PT vivem agora um período de desilusão.

- Nós nos sentimos todos desiludidos. Não é possível terem feito tanta coisa equivocada e ninguém ter percebido. Será que o presidente Lula nunca viu nada? Se ele nunca viu nada, como é que pode ter chegado a ser presidente? - atacou Fernando Henrique.

O ex-presidente criticou o que chamou de paralisia do país por causa dos escândalos de corrupção no governo e disse que o ano de 2005 está perdido para o Brasil. Segundo o tucano, é inviável votar projetos importantes com o Congresso e o governo tomados pela crise política:

- É grave a sensação de paralisia do governo. Nada novo, nenhuma agenda. Perdemos este ano, não há dúvida. A sensação é de que o Brasil está patinando, enquanto o mundo não está patinando. Todos vamos ter que pagar um preço.

Na opinião de Fernando Henrique, "o PT foi muito atingido em sua credibilidade" e o sistema político vive uma "decomposição bastante séria".

- É difícil imaginar o desfecho. São fatos desmoralizantes de todo sistema político. Dá a impressão de que é muita gente em práticas irregulares - disse, em relação aos escândalos em série.

Fernando Henrique não acredita que a reforma política aconteça ainda este ano. Ele afirma que a lei determina que qualquer mudança, para valer já a partir das eleições de 2006, tem que ser feita até no máximo 30 de setembro:

- Neste momento o que há é descrença. E no Congresso também. Como fazer uma reforma? Imagina sair reforma tributária a esta altura do campeonato. A reforma política já é um risco. Não se sabe o que vai acontecer na hora da votação. Acho muito pouco provável sair qualquer reforma .

"Perda de prestígio de Lula já vem de algum tempo"

Sobre a última pesquisa do Ibope, que apontou a queda de popularidade do presidente Lula, afirmou:

- A perda de prestígio do presidente Lula já vem de algum tempo. Esses processos não são repentinos, são mais ou menos lentos.

Também defendeu a apuração da denúncia de compra de votos quando foi aprovada a reeleição durante seu governo.

- Acho ótimo que se apure. Se houve, e pode ter havido, já declarei isso, não fui eu, não foi o governo, não foram meus ministros. Foi um fato local. Os deputados acusados foram para o Conselho de Ética e renunciaram. Hoje os que estão aí estão na base de governo.