Título: DE DUDA A PERALTA
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 26/08/2005, O País, p. 12
PT usa produtora sob investigação
SÃO PAULO. O empresário Armando Peralta Barbosa, dono da produtora de vídeos VBC, na qual o presidente do PT, Tarso Genro, gravou as inserções do partido para a TV anteontem, é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por supostas irregularidades envolvendo prefeituras petistas no ABC. O PT contratou a VBC após romper contratos com o publicitário Duda Mendonça.
Em depoimento ao Ministério Público, Altivo Ovando Júnior, secretário de Habitação de Mauá na gestão do petista Oswaldo Dias, disse que Barbosa chefiava o esquema de coleta de propina e emissão de notas frias a mando do deputado José Mentor (PT-SP). Mentor é acusado de ter sacado R$120 mil das contas do publicitário Marcos Valério.
Ainda segundo Altivo, o responsável pelos achaques era Vladmir Garreta, ex-homem forte do governo Marta Suplicy e coordenador da campanha da petista. Segundo o depoimento, Garreta mandava parte do dinheiro para a campanha de Marta (cujo publicitário foi Duda). Os envolvidos negam as denúncias e dizem que Altivo tornou-se inimigo político do partido em Mauá. Mesmo assim o Ministério Público resolveu investigar o caso.
O secretário de comunicação do PT, Humberto Costa, disse que o partido desconhecia a denúncia.