Título: Dirceu: melhor dar tiro na cabeça que deixar chapa
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 26/08/2005, O País, p. 12

Deputado diz que disputará comando e que Tarso, atual presidente do PT, não tem apoio do Campo Majoritário

BRASÍLIA. Vitorioso na queda-de-braço com o presidente do PT, Tarso Genro, o deputado José Dirceu (PT-SP) devolveu ontem o ultimato com um recado: prefere morrer a retirar seu nome da chapa do Campo Majoritário. O ex-chefe da Casa Civil passou pelo plenário da Câmara para marcar presença e, antes de se retirar, conversou com jornalistas. Mais animado que no dia anterior, voltou a criticar as recentes declarações de Tarso, dizendo que elas não expressam o programa da chapa do Campo Majoritário.

- Não vou renunciar à chapa. Se fizesse isso, o melhor seria dar um tiro na cabeça - afirmou.

Dirceu disse que Tarso o estava usando como pretexto, pois não estaria recebendo o apoio necessário do Campo Majoritário. Contou que na reunião do diretório nacional, que decidiu não retirar a legenda dos petistas que renunciarem a seus mandatos, esta posição foi defendida pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, e o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

- Eu não articulei nada. Tarso foi derrotado por Mercadante, Dulci e Marco Aurélio. Não devia era ter ido àquela reunião - provocou.

O ex-ministro comentou com otimismo a notícia de que o relator da Comissão de Ética, Jairo Carneiro (PFL-BA), pediria a cassação do mandato de Roberto Jefferson (PTB-RJ) por ter chegado à conclusão, entre outras coisas, que o mensalão não existia, e reafirmou que não vê legalmente como perder seu mandato por quebra de decoro parlamentar por atos que tenha praticado quando estava à frente da Casa Civil.

- Eles não têm nada contra mim. Não fiz nada que contrariasse o interesse público no governo. Posso ser cassado, mas será uma cassação política. Mas não vou morrer. Tenho ainda uns 20 anos de vida. Não estou mais preocupado com o PT ou com posições de poder. Estou repensando a minha vida - disse Dirceu. Ele afirmou ainda que vai se dedicar nos próximos anos à defesa do governo Lula e a tentar provar o que tem dito.

Legenda da foto: DIRCEU: "Tarso foi derrotado por Mercadante, Dulci e Marco Aurélio"