Título: JEFFERSON SOME PARA NÃO OUVIR PEDIDO DE CASSAÇÃO
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 26/08/2005, O País, p. 13

Deputado evita receber notificação para sessão e irrita membros do Conselho de Ética

BRASÍLIA. O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que disse repetidas vezes que sublimou seu mandato, sumiu na hora de ouvir o veredicto do deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), relator do processo que analisa sua cassação. Em manobra claramente protelatória, que irritou os integrantes do Conselho de Ética, Jefferson e seus advogados evitaram receber a notificação com a convocação para a sessão de ontem, às 16h30m, na qual seria feita a leitura do voto do relator, recomendando a cassação. Isso adiou, para a próxima quinta-feira, a sessão que irá cassar ou absolver Jefferson no conselho.

Para não dar margem a Jefferson de alegar cerceamento de defesa, o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), convocou nova sessão para a próxima segunda-feira. Regimentalmente, o Código de Ética determina a entrega do relatório em uma sessão e a leitura do voto, com o veredicto pela cassação ou absolvição, em outra.

- Quero registrar que há vontade deliberada do deputado Roberto Jefferson de evitar o julgamento. É lamentável esse tipo de comportamento, sinaliza o descompromisso com o conselho - criticou o deputado Orlando Fantazzini (PT-SP).

A deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) também protestou, acrescentando que os documentos de aviso da comissão foram assinados na sede do PTB e na portaria do prédio onde mora Jefferson. O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) saiu em defesa de Jefferson.

- Não entendo a fome de cassação de alguns deputados. As supostas mentiras que Jefferson contou, provou-se depois, eram verdades. Ele prestou um grande serviço à nação - disse Marquezelli que já anunciou que irá pedir vistas do parecer do relator, adiando por mais duas sessões o julgamento do colega.

Anteontem, o conselho marcara para segunda-feira a sessão de leitura do voto. Mas ontem, com o objetivo de deixar uma margem de folga maior ao conselho para a votação do processo - o prazo regimental se encerra no dia 6 de setembro - os conselheiros concordaram em adiar as viagens ao estado natal e permanecer em Brasília.

Apenas o relatório de Carneiro - um resumo de 42 páginas dos trabalhos do conselho em torno do processo contra Jefferson - foi apresentado em sessão na manhã de ontem e lido na sessão vespertina. Se não houver concordância por parte dos advogados de Jefferson, o relatório terá que ser novamente lido na segunda-feira.

Outro processo que está em compasso de espera é o do deputado petebista Romeu Queiroz (MG). O relator, Josias Quintal (PMDB-RJ), apresentou ontem requerimento para devolver a representação do PL à Mesa Diretora, alegando que faltam provas consistentes nela. O requerimento será votado pelo conselho, mas vários deputados já criticaram a medida.