Título: ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO PARA DEFENDER LULA
Autor: Heliana Frazão
Fonte: O Globo, 26/08/2005, O País, p. 14

CUT, estudantes e militantes de partidos aliados fazem manifestação de apoio ao governo em Salvador

SALVADOR. Uma manifestação de estudantes em parceria com entidades vinculadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e militantes de partidos políticos da base do governo (PT, PV, PcdoB e PSB) tomou conta do Centro da capital baiana, na manhã de ontem. Cerca de oito mil pessoas, segundo a Polícia Militar, saíram às ruas para pedir o fim da corrupção, reforma na política econômica e punição para os envolvidos nos escândalos que atingem o governo federal.

Embalados por um trio elétrico, os manifestantes seguiram da Praça do Campo Grande até a Praça Municipal, no Centro Histórico, onde ficam a sede da prefeitura e da Câmara de Vereadores. A exemplo de protestos realizados em outras capitais, os manifestantes, com as caras pintadas e usando nariz de palhaço, deram demonstrações de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas faixas e cartazes viam-se frases com dizeres como "Fora os corruptos" e "Lula é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo".

O presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Marcelo Araújo, alertou para a necessidade de o governo adotar medidas eficazes de combate à corrupção para evitar que os caras-pintadas voltem às ruas para protestar contra o presidente.

Em outro ponto da cidade, o Sindicato de Petroleiros e Petroquímicos fez protesto reivindicando reajuste salarial e também defendendo o governo Lula.

Legenda da foto: CERCA DE OITO mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram da manifestação no Centro da capital baiana