Título: PALOCCI AGRADECE A SENADOR
Autor: Lydia Medeiros e Evandro Spinelli
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O País, p. 5

BRASÍLIA e RIBEIRÃO PRETO. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, telefonou ontem para o senador petista Tião Viana (AC) para agradecer sua atuação na CPI dos Bingos, anteontem, durante o depoimento do advogado Rogério Buratti. Tião fez uma veemente defesa do ministro e, mais de uma vez, tirou de Buratti ¿ secretário de Palocci em sua primeira gestão como prefeito de Ribeirão Preto ¿ declarações sobre a inocência de Palocci.

Buratti reafirmou na CPI que na segunda gestão de Palocci a prefeitura recebia da Leão & Leão propina de R$50 mil, mas ressalvou nunca ter presenciado algo que provasse as afirmações.

O Ministério Público estadual (MP) e a Polícia Civil vão pedir na segunda-feira a quebra do sigilo bancário das empresas do grupo Leão & Leão, em Ribeirão Preto. Ontem, Marcelo Franzine, ex-diretor comercial da Leão Ambiental, prestou depoimento no inquérito que investiga a chamada Máfia do Lixo e foi indiciado por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Franzine disse que não conhecia o pagamento de propina a Palocci e negou envolvimento com o suposto esquema de fraudes em licitações de prefeituras para coleta de lixo.

Para o delegado Benedito Valencise, apesar das negativas de Franzine, os documentos que já estão nas mãos de policiais e promotores comprovam as fraudes e o depoimento do ex-diretor comercial ajudou a comprovar isso.

A quebra do sigilo bancário das empresas do grupo Leão & Leão será usada para fazer o cruzamento dos dados dos saques com as informações contábeis da empresa.

A idéia dos investigadores é identificar as datas dos pagamentos de propinas e as empresas que forneciam notas frias para justificar contabilmente a saída dos recursos. O grupo Leão & Leão não se pronunciou sobre a quebra de sigilo da empresa.

(*) Especial para O GLOBO