Título: Lula desabafa: `Ando chateado, sofrendo muito¿
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O País, p. 5

Ciro: `Fizeram a besteira e depois pioraram tudo mentindo para o presidente e para o povo. Merecem pagar em dobro¿

QUIXADÁ (CE). Em visita ontem a Quixadá, a 167 quilômetros de Fortaleza, onde lançou o programa Desenvolvimento Regional Sustentável e inaugurou o Centro de Abastecimento da Agricultura Familiar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula disse que está chateado e sofrendo muito com as denúncias de corrupção e insinuações de envolvimento de pessoas do seu governo em atos de improbidade. Mas lembrou que até agora não apareceu prova que as incrimine.

¿ Eu quero que vocês saibam que, com toda essa crise que estamos vivendo, como todos vocês, eu ando chateado, sofrendo muito quando eu vejo denúncias e mais denúncias, insinuações e mais insinuações e nenhuma prova até agora que possa condenar uma pessoa. Este país tem Congresso Nacional, tem Ministério Público, tem Poder Judiciário, este país vai conseguir se acertar e essa crise, um dia, vai terminar ¿ disse.

Mesmo com a popularidade em queda, como mostram as pesquisas, Lula encerrou o discurso mandando um recado aos adversários:

¿ Saio daqui com a convicção de que, num país que tem um povo como este, presidente da República não tem que temer absolutamente nada.

E reafirmou que está fazendo a parte que lhe cabe:

¿ Aquilo que é de gente do governo, exonera; aquilo que é da Polícia Federal, manda investigar; aquilo que é de outras instituições, faz a representação; mas quem vai julgar e punir não é ministro nem presidente da República.

O público aplaudiu e gritou palavras de ordem como ¿Um, dois, três, Lula outra vez¿. Além de agricultores, havia uma claque formada por integrantes da CUT, que levou cerca de 500 pessoas de Fortaleza. Do lado de fora do galpão onde aconteceu o evento, outras cinco mil pessoas ouviram o presidente, segundo a Polícia Militar.

No palanque, a prefeita petista de Fortaleza, Luizianne Lins, foi muito aplaudida. Já o governador tucano, Lúcio Alcântara, foi vaiado: o PSDB de Quixadá entrou com uma ação de impugnação de mandato do prefeito Ilário Marques e do vice, Cristiano Góes, ambos do PT, que podem ser cassados.

Ciro diz que punição a culpados está demorando

Lula disse que nos próximos dias irá a Crato, também no Ceará, para anunciar a construção da ferrovia Transnordestina.

Ao chegar a Quixadá, por volta das 11h15m, Lula visitou uma feira de produtos regionais e se dispôs a ordenhar uma cabra, rapidamente batizada de República.

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, defendeu ontem o governo das denúncias de corrupção afirmando que há políticos irresponsáveis propagando a calúnia e o ódio e que uma minoria planeja o golpe, e lembrou que 59 pessoas do governo citadas nas denúncias já foram afastadas. Ciro acompanhou o presidente Lula na visita a Quixadá.

¿ Na hora em que muitos políticos irresponsáveis escalam a calúnia, escalam o ódio, escalam a divisão do país, para não dizer alguns, minoria, que escalam o golpe, o crime, a contradição, é muito importante que o povo brasileiro se coloque de olho muito aberto e coração muito atento ¿ disse Ciro, que admitiu malfeitos que, disse, não foram pequenos e nem pouco graves. Mas, acrescentou, Lula não tem nada a ver com o que está acontecendo.

Sem citar nomes, o ministro disse que ¿gente da confiança do presidente meteu os pés pelas mãos e fez coisa muito suja e feia¿. Essas pessoas, segundo ele, devem ser punidas duplamente porque mentiram para o presidente e para o povo:

¿ Desde que se fala nos malfeitos, que não são pequenos nem pouco graves, a mentira tem sido a resposta. Fizeram a besteira e depois pioraram tudo mentindo para o presidente e para o povo. Elas merecem pagar em dobro.

Ciro afirmou que as punições estão demorando muito e que Lula, como maior vítima, tem que punir severamente quem errou, mesmo que ¿tenha prestado serviços¿ ao país:

¿ Tem que punir quem quer que tenha feito, por mais amigo, por mais parceiro, por mais que tenha serviços prestados ao Brasil.

www.oglobo.com.br/pais