Título: SEM ACORDO ENTRE TARSO E DIRCEU, BERZOINI DEVE DISPUTAR DIREÇÃO DO PT
Autor: Ricardo Galhardo e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O País, p. 10

Anúncio do novo candidato da chapa deverá acontecer até amanhã

SÃO PAULO. Os líderes do Campo Majoritário dão como encerradas as tentativas de acordo entre o presidente do PT, Tarso Genro, e o deputado José Dirceu. O Campo Majoritário aguarda apenas o anúncio da desistência de Tarso, que pode ocorrer até domingo, para confirmar o nome do secretário-geral do partido, Ricardo Berzoini como candidato a presidente do PT.

Berzoini chegou ao diretório do PT negando enfaticamente a possibilidade de substituir Tarso. Perguntado se já se considerava candidato, respondeu:

¿ Não. Em hipótese alguma. Tenho apoiado de maneira firme e entusiasmada a candidatura do Tarso.

À noite, após uma rodada de reuniões e telefonemas, Berzoini mudou o discurso:

¿ É óbvio que se ele renunciar à candidatura temos que escolher outro nome. Não botei meu nome como opção a priori nem rejeito a hipótese porque quero discutir coletivamente com a chapa do Campo Majoritário.

Tarso, aparentando alívio, deu demonstrações de tranqüilidade e bom humor durante todo o dia de ontem. Diante da informação de que Berzoini tinha dado sinais de que aceita substituí-lo, respondeu:

¿ Folgo em saber disse ¿ afirmou ele, ao participar, à noite, de ato em defesa do governo Lula e da ética no partido, promovido pelo diretório municipal do PT num clube no centro de São Paulo.

Tarso também reagiu com bom humor à declaração de Dirceu, publicada ontem no GLOBO, de que prefere dar um tiro na cabeça a sair da chapa do Campo Majoritário. Em conversa informal com jornalistas, o presidente do PT tocou espontaneamente no assunto em tom de brincadeira:

¿ A situação é grave. Espero que ele não faça isso.

Um repórter provocou:

¿ Dirceu não disse na cabeça de quem daria o tiro...

E Tarso, às gargalhadas, retrucou em tom de galhofa.

¿ Estou preocupado. Espero que não seja na minha.

Presidente do PT nega que já tenha tomado decisão

Mesmo com os gravadores e câmeras ligadas, Tarso manteve o bom humor ao comentar a declaração de Dirceu:

¿ É um risco grande, mas duvido que ele o faça. Na verdade, é uma metáfora nervosa ¿ disse o presidente do PT.

O presidente do PT também negou que tenha tomado uma decisão e disse que vai esperar as tentativas de articulação do fim de semana para se decidir. E rejeitou as especulações internas sobre seus possíveis interesses pessoais em sair da disputa e atacar a política econômica do governo.

¿ Esse raciocínio só pode vir de alguém ligado ao sistema de direção anterior.

Segundo ele, o futuro presidente do PT deverá abdicar de candidaturas para cuidar do partido:

¿ A pessoa que for eleita presidente do partido não pode e não deve ser candidato.

Berzoini, pouco depois, discordou de Tarso:

¿ Esta é uma opinião pessoal dele.

Em uma reunião com os secretários de Mobilização, Francisco Campos, e de Relações Internacionais, Paulo Ferreira, além do coordenador político do Campo Majoritário, Francisco Rocha, Berzoini teria concordado em ser o candidato caso Tarso realmente desista, mas demonstrou irritação com líderes do PT que divulgam seu nome.

Segundo relatos, Berzoini considera importante respeitar Tarso, que ainda é o candidato oficial. Além disso, ele não quer passar a impressão de estar agindo pelas costas do presidente do partido. Mesmo assim, o secretário-geral do PT fez consultas telefônicas com representantes dos principais segmentos do partido para avaliar a viabilidade da candidatura.