Título: É A TERRA ARRASADA, DIZ VERISSIMO SOBRE A CRISE
Autor:
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O País, p. 10

Escritor critica PT, oposição e MP

Ao fazer uma análise da crise política no país, o escritor Luis Fernando Verissimo, que anunciou anteontem a morte da Velhinha de Taubaté, disse que o descrédito da sociedade com a política chegou ao limite. O escritor afirmou que a crise não é só da esquerda, mas do capitalismo, e criticou a oposição, o Ministério Público e o PT.

¿ As pessoas não acreditam em política e nem em políticos. E na verdade não é uma crise de esquerda, é uma crise capitalista e vai servir para que todos se dêem conta da promiscuidade do dinheiro. É um descrédito generalizado. Até o Palocci, que estava sendo preservado, foi envolvido. Nem o Ministério Público merece mais confiança, como vimos nas cenas em que o promotor saía no meio dos depoimentos para falar com a imprensa. É a terra arrasada ¿ disse Verissimo, que está em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para a 11ª Jornada de Literatura.

Apesar de reconhecer os erros do PT nas denúncias de corrupção que envolve o partido, aliados e o governo Lula, o escritor fez críticas também à oposição:

¿ Não quero escrever coisas alarmistas porque tudo é muito sério. E não é só a lambança do PT, é o próprio comportamento da oposição, tem muito de ideológico nisso, essa alegria furiosa com o que acontece como Chico Buarque falou aqui.

Segundo Verissimo, para compreender o atual cenário político é preciso ter cautela e adotar um mínimo de distanciamento.

¿ A tarefa de quem pensa com seriedade é tentar entender o que está acontecendo. Na micro-história é a derrocada de um partido político. Lembra a queda de João Goulart porque esta é a segunda tentativa de um governo manifestamente de esquerda que é abatido de novo. Na macro-história foi mais uma vitória do conservadorismo e da direita no Brasil.

O escritor admitiu que pode ressuscitar a Velhinha de Taubaté, personagem criada durante o governo Figueiredo e que acreditava em todos os presidentes:

¿ Soube que a Velhinha de Taubaté está sendo mantida por meios artificiais e, com a medicina moderna, nunca se sabe, ela pode ressuscitar.