Título: SERRA CITA FASCISMO PARA ATACAR PT E O GOVERNO
Autor: Aguinaldo Novo e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O País, p. 10

Tucano, sem citar FH, diz que governos dos últimos 25 anos não foram desenvolvimentistas

O prefeito de São Paulo, José Serra, e o governador paulista, Geraldo Alckmin, criticaram ontem o governo Lula em encontro do PSDB no Rio. O prefeito foi mais duro nas críticas que o governador. Serra disse que o governo não tem prioridades, que o Estado foi privatizado pelo PT e que ¿o custo PT para a economia é fenomenal¿. E ainda usou uma definição de fascismo para falar do partido:

¿ Eu me lembro sempre de um filósofo fascista italiano. Ele dizia: ¿No fascismo, o lema é tudo pelo Estado, nada contra o Estado e ninguém fora do Estado¿. O PT inovou no Brasil. Onde era o Estado, eles puseram: ¿Tudo para o partido, nada contra o partido e ninguém fora do partido¿ ¿ disse ele.

Serra: ¿PSDB é um partido que não tem problemas¿

Serra disse que os tucanos têm de se diferenciar, aos olhos do eleitor, dos demais partidos. Ele enumerou conceitos para isso e criticou o PT. Nem ele nem Alckmin, porém, quiseram falar sobre as eleições de 2006.

¿ O PSDB é um partido que não tem problemas com a sua história. A gente não tem que ficar se explicando o tempo inteiro ¿ disse Serra. ¿ Não temos que passar por um tribunal, nem da História, nem um tribunal penal.

Para ele, o governo Lula é incapaz de determinar prioridades de administração:

¿ Quando tudo é prioritário, nada é prioridade. Esta é uma especialidade de outros partidos, inclusive os que estão no poder. Alguém sabe dizer hoje o que é prioridade no país? É o biodiesel?

Serra também disse que sua administração não loteou cargos, numa crítica velada ao PT. Segundo ele, o partido privatizou o Estado:

¿ É interessante observar que aqueles que no passado se opuseram à nossa privatização, o que fizeram? Privatizaram o Estado quando chegaram ao governo. Nós, no futuro, temos de reestatizar o Estado brasileiro, que foi privatizado nas suas funções fundamentais.

Serra também criticou indiretamente os governos dos últimos 25 anos, que, segundo ele, não foram desenvolvimentistas. Ele não excluiu o governo Fernando Henrique, do qual participou.

Já Alckmin disse que o governo está inoperante:

¿ Nós temos um governo inoperante, que se esconde atrás de uma retórica vazia.