Título: VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA APÓIAM BRASIL SEM ARMAS
Autor: Elenilce Bottari
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O País, p. 11

Campanha pelo desarmamento é lançada no Rio com a presença de mães que perderam filhos em chacinas

Chamadas a participar do evento que marcou o lançamento da Frente Brasil Sem Armas ontem no Rio, mães de vítimas de chacinas que marcaram a história da violência no Rio ¿ as de Acari, Vigário Geral, Borel, Nova Iguaçu, Queimados e Caju, entre outras ¿ emocionaram as mais de 800 pessoas que lotaram o auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio.

O evento foi aberto pelo presidente do Senado e presidente da Frente, Renan Calheiros (PMDB-AL), do deputado federal e secretário-geral da Frente, Raul Jungmann (PPS-PE), do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), além de senadores e deputados do Rio.

Senador lembra importância de lutar contra o tráfico

O coordenador da campanha no Rio, o sociólogo Rubem Cesar Fernandes, lembrou que, apesar dos milhares de mortos por ano, o desarmamento ainda não é uma prioridade de Estado. Daí a necessidade de os 122 milhões de eleitores brasileiros dizerem sim no referendo de 23 de outubro para que definitivamente o desarmamento passe a ser uma meta de governos no país.

Ao falar sobre o Rio, o senador Renan Calheiros ressaltou que, além de desarmar a população, é preciso enfrentar o tráfico de drogas:

¿ Essas coisas têm que ser feitas simultaneamente. Tem que trabalhar para retirar as armas de circulação, mas tem de colocar os traficantes na cadeia. Todo país do mundo que retirou armas de circulação teve como conseqüência a diminuição da criminalidade.

Doações e gastos estarão disponíveis na internet

Ao falar sobre recursos para a campanha, o senador afirmou que todas as doações e gastos estarão disponíveis na internet:

¿ Vamos fazer tudo com a transparência que a sociedade quer, vamos disponibilizar todos os dias os lançamentos na conta, as despesas, vamos fazer uma auditoria semanal para que não haja qualquer dúvida sobre a correção ética e o financiamento da campanha ¿ afirmou o senador.

O prefeito de São Paulo, José Serra, contou afirmou que combinou com Renan Calheiros que o lançamento da campanha na capital paulista acontecerá em frente à sede da prefeitura.

O cantor Marcelo Yuka declarou que o Brasil ¿não quer a paz que venha do absurdo bélico¿. Falando em nome da Assembléia Legislativa, o deputado Alessandro Molon afirmou que 50 dos 70 deputados da Casa já manifestaram apoio à comissão parlamentar pelo desarmamento. Coordenador de eventos e mobilização da Comissão Parlamentar do Rio, o deputado Carlos Minc afirmou que serão realizados eventos esportivos, em parques e escolas para convocar a população a sair às ruas para participar da campanha.

A deputada federal Jandira Feghali convocou as mulheres, maiores vítimas da violência doméstica, a participar da campanha. Representando o governo do estado estavam o vice-governador, Luiz Paulo Conde, e o secretário de Segurança Pública, Marcelo Itagiba. O representante da Unesco, Jorge Werthein, afirmou que, além da proibição da venda de armas, no Brasil os governos precisam investir em inclusão social para acabar com a violência provocada pelo tráfico.