Título: SINDICATOS PEDEM SAÍDA DE GESTORES DA VARIG
Autor: Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 27/08/2005, Economia, p. 29

Representantes dos trabalhadores dizem que há irregularidades no plano de recuperação

Representantes dos sindicatos dos trabalhadores no setor aéreo entraram na Justiça pedindo a destituição do Conselho de Administração e da diretoria da Varig, alegando irregularidades no processo de recuperação judicial e na venda da subsidiária VarigLog para o fundo de investimentos americano Matlin Patterson.

Para os advogados dos sindicatos, a inclusão na lista de credores dos trabalhadores da VarigLog e Varig Engenharia e Manutenção (VEM), que não estão no processo de recuperação, a contratação do banco UBS e da Lufthansa Consulting sem explicações e o fato de a Varig não enviar documentos ao administrador judicial são indícios de fraude.

¿ Com o passivo trabalhista no processo de recuperação, as subsidiárias são mais atraentes para venda ¿ disse o advogado Ronaldo Cramer, representante dos sindicatos.

O presidente do Conselho de Administração da Varig, David Zylbersztajn, disse ontem que pensa em entrar com ação criminal contra os sindicatos, como pessoa física. O mesmo deverá acontecer por parte de outros executivos da empresa.

Para Zylbersztajn, acusações põem empresa em risco

Para Zylbersztajn, as acusações são ¿delírios¿ que põem a empresa em risco. Segundo ele, o tempo foi curto para elaborar a lista de credores e erros estão sendo corrigidos. Quanto ao administrador judicial, admitiu que não há interesse da Varig em atrasar os documentos. Sobre a venda da VarigLog, disse que o depósito de parte do dinheiro numa conta no exterior é para dívidas de empresas de leasing de aviões:

¿ Não temos um favorito, temos uma única oferta que dá fôlego à Varig. Quem tiver outra que apresente.