Título: CHÁVEZ: `SE ALGO OCORRER, O RESPONSÁVEL É BUSH¿
Autor:
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O Mundo, p. 34

Presidente da Venezuela diz que reuniu equipe político-militar para preparar o país caso ele seja assassinado pelos EUA

CARACAS. Hugo Chávez aproveitou as declarações desastradas do pastor americano Pat Robertson, que pediu para o governo dos EUA assassinar o venezuelano, e disse que se ocorrer qualquer ataque contra ele a responsabilidade será do presidente dos Estados Unidos. O mandatário venezuelano disse ter iniciado preparações para o caso de ser morto a mando da Casa Branca.

¿ Se chegar a acontecer algo a mim, o responsável se chama George W. Bush. Este seria o assassino ¿ disse Chávez num discurso proferido ontem no palácio presidencial, em Caracas. ¿ Ele (Robertson) expressou o desejo da elite que governa os EUA.

Chávez também disse que seu país estaria preparado para não apenas continuar a ¿revolução bolivariana¿ como também para responder ao assassinato.

¿ Reuni-me com uma equipe política e militar para que tudo esteja claro caso ocorra o magnicídio. Se eles, nossos adversários, rompem as regras do jogo, nós, ou nesse caso vocês, teriam que rompê-las também.

Grupo do Rio condena declarações de pastor

Durante seu programa de TV, Robertson disse que agentes secretos dos EUA deveriam matar Chávez, pois isso seria ¿mais barato do que fazer uma guerra.¿ O pastor, cujo programa tem uma audiência estimada de um milhão de fiéis, voltou atrás depois devido à repercussão de suas palavras. Robertson disse que teria se referido a um seqüestro, não a um assassinato.

O governo americano, por meio dos departamentos de Estado e de Defesa, procurou se distanciar das declarações, mas em momento algum as condenou.

Ontem, os chanceleres dos países do Grupo do Rio, que reúne a maioria dos países da América Latina, condenaram Robertson. ¿Rejeitamos categoricamente esses pronunciamentos¿, diz o documento, assinado por representantes dos 19 países, que se reuniram ontem em Bariloche, na Argentina. ¿Esperamos que se inicie o processo legal cabível nestes casos, porque isso constitui uma incitação clara ao delito.¿

O pedido para que o governo americano mate Chávez também gerou polêmica entre líderes protestantes e ONGs dos EUA. Reunidos no grupo Progressistas Unidos pela Democracia, 87 organizações fizeram ontem uma vigília na porta da Rede Cristã de Radiodifusão, canal que transmite o programa de Robertson. O grupo quer que a Comissão Federal de Comunicações abra um processo contra o pastor por violação das leis de radiodifusão do país.