Título: CORRIDA PARA ESCAPAR DO FURACÃO
Autor: Ana Lúcia Azevedo
Fonte: O Globo, 29/08/2005, O Mundo, p. 17

Nova Orleans ordena retirada em massa. Katrina chega hoje e pode inundar a cidade

O furacão Katrina alcançou a categoria 5 na escala Saffir-Simpson, o nível máximo de força, com ventos de mais de 280 quilômetros por hora, e deve tocar a terra amanhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC na sigla em inglês), em Miami. Ele avança em direção as costas de Louisiana e Mississipi, levando o prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, a declarar ontem estado de emergência e determinar a evacuação obrigatória dos 485 mil moradores. Nova Orleans pode ser inundada.

O Katrina já é considerado o quarto mais forte furacão a se formar no Atlântico, depois do chamado Furacão do Dia do Trabalho, em 1935; do Andrew, em 1992; e do Gilbert, em 1988.

- Não quero criar pânico, mas quero que os cidadãos entendam que é muito grave. Cerca de 70% de Nova Orleans estão abaixo do nível do mar, protegidos por uma série de barragens. A alta da maré provavelmente superará nosso sistema de barragens - disse o prefeito. - Essa é uma ameaça que nunca enfrentamos antes.

Nagin informou que a alta da maré provocada pela tempestade poderá chegar a 8,5 metros, inundando o histórico Bairro Francês, na segunda - e provavelmente mais forte - passagem do Katrina pela costa americana. A primeira deixou sete mortos na quinta-feira, na Flórida.

O olho do furacão se encontrava ontem a 290 quilômetros ao sul-sudeste do delta do Rio Mississippi, e se dirigia à costa sul da Louisiana a mais de 19 quilômetros por hora, com pressão central de 906 milibares. Os ventos com força de furacão se estendem a uns 160 quilômetros do olho do Katrina, enquanto os de tempestade tropical (menos intensos) vão até 328 quilômetros.

Sacos de areia no Bairro Francês

O centro de furacões advertiu que ventos podem causar destruição ao longo da costa do Golfo do México, de Morgan City, Louisiana, à fronteira entre os estados de Alabama e Flórida. Milhares de pessoas abandonaram a região, formando congestionamentos quilométricos em todas as rotas de fuga.

- Estamos muito preocupados com os danos que o Katrina poderá causar, embora não possamos prever se sua intensidade continuará em nível máximo - disse Ed Rappaport, vice-diretor do NHC.

O último furacão categoria 5 a atingir a região foi Camille, em 1969. Ele não chegou a Nova Orleans, mas devastou partes de Louisiana e Alabama, matando centenas de pessoas. O Andrew, que destruiu a cidade de Homestead, ao sul de Miami, em 1992, foi o mais devastador da história americana.

No Bairro Francês, em Nova Orleans, comerciantes colocaram sacos de areia diante de lojas e galerias de arte, enquanto moradores recebiam instruções para abandonar o local em busca de abrigos. Turistas correram para alugar carros, mas poucos restavam. A ordem de evacuação permite às autoridades requisitarem veículos e prédios privados. O Louisiana Superdome será usado como abrigo.

Ao longo do Mississippi, os moradores se preparavam:

- Tudo o que se pode fazer a essa altura é carregar o carro com o máximo possível e colocar o restante no alto dos móveis - disse Cathe Jackson, que mora a um quarteirão da praia.

A situação levou o presidente George W. Bush a interromper as férias e decretar estado de emergência em Louisiana e Mississippi.

- Vamos fazer tudo ao nosso alcance para ajudar as pessoas e comunidades afetadas por essa tempestade - disse Bush.

O México, por sua vez, pôs em alerta três estados: Yucatán, Campeche e Quintana Roo.

Saiba mais sobre a tempestade

O QUE É UM FURACÃO? É uma grande tempestade giratória em que os ventos rodam em torno de uma zona de baixa pressão. A tempestade pode chegar a 16 quilômetros de altura e 800 quilômetros de diâmetro. Eles se formam numa região do Atlântico Norte entre 5 e 30 graus de latitude. O furacão Catarina, que em março de 2004 atingiu o Brasil, foi o primeiro registrado no Atlântico Sul.

FURACÕES SÓ EXISTEM NO ATLÂNTICO? É uma questão de nomenclatura. O nome furacão é dado somente a grandes tempestades tropicais a se formar no Atlântico. No Pacífico, elas são chamadas de tufões e no Índico, de ciclones.

COMO A INTENSIDADE É MEDIDA? Por sua pressão central, quanto menor ela for, pior o furacão. O Katrina marcou 906 milibares, o segundo mais forte já registrado na História.

QUAL O FURACÃO MAIS VIOLENTO JÁ REGISTRADO? O chamado furacão do Dia do Trabalho. Em 1935, ele devastou o sul da Flórida. Ao tocar o solo, sua pressão central era de 892 milibares. O furacão mais violento a atingir a Louisiana foi Camille, também de categoria 5. Em 1969 ele matou quase 300 pessoas. Sua pressão mínima foi 909 milibares.

QUAL O FURACÃO MAIS CARO DA HISTÓRIA DOS EUA? O Andrew, em 1992. Ele destruiu a cidade de Homestead, ao sul de Miami. De categoria 5, tinha 922 milibares de pressão. Ele causou prejuízos de US$26,.5 bilhões. Seus ventos de 280 kms/h deixaram 180 mil pessoas desabrigadas, destruíram 126 mil casas, mataram 50 pessoas e feriram 10, 5 mil.

COMO OS FURACÕES SÃO BATIZADOS? Para facilitar a identificação das tempestades, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) faz previamente uma lista de nomes para cada temporada. Os nomes dos furacões mais destruidores são tirados para sempre da lista. Assim, Andrew, Gracie, Roxanne, Marilyn, Joan, Carmen, Hugo, Betsy e Bob jamais serão escolhidos de novo. A prática data dos anos 50. Inicialmente, somente nomes femininos eram escolhidos. Só em 1973 nomes masculinos começaram a ser escolhidos. No Caribe, por mais de dois séculos, os furacões recebiam o nome do santo da data em que ocorriam.(A.L.A.)

www.oglobo.com.br/ciência