Título: SUPLENTE DE LINDBERG É A PRIMEIRA BAIXA NO PARTIDO DESDE INÍCIO DA CRISE
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 30/08/2005, O País, p. 4

Costa pede desfiliação do PT e chama presidente de `politicamente covarde¿

BRASÍLIA. Num duro discurso feito ontem no plenário da Câmara contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado André Costa (RJ) anunciou sua desfiliação do PT. É a primeira baixa na bancada de deputados da legenda desde o início da crise política. Costa chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ¿politicamente covarde¿ e disse que o modelo econômico do governo é continuísta e não resgatou a dívida social do país. Costa criticou as declarações do presidente de culpar as elites pelos problemas políticos que enfrenta.

¿ É uma mentira política. É uma covardia política ele dizer para os despossuídos deste país que está sendo vitimado pelas elites. Logo ele que tanto fez pelas elites, sobretudo as financeiras. Não embarco nessa covardia política. Não sou covarde politicamente. Tivemos a oportunidade de fazer diferente, de estrear um Brasil novo, de repactuar esta grande nação continental. Os instrumentos estavam à nossa mão e foram desprezados ¿ disse André Costa, que é diplomata de carreira.

Costa assumiu o mandato no início deste ano, como suplente de Lindberg Farias (PT-RJ), que venceu a eleição em 2004 e tomou posse como prefeito de Nova Iguaçu. O deputado disse que há tempos está insatisfeito com o PT e que a insistência do deputado José Dirceu (PT-SP) em permanecer na chapa do Campo Majoritário que vai disputar as eleições do partido foi o estopim para sua saída do PT.

Deputado pode ir para o PSOL, o PPS ou o PDT

Sobre seu futuro político, André Costa disse que está decidindo a qual partido vai se filiar, mas adiantou que será alguma legenda da esquerda e de oposição ao governo Lula. Ele citou o PSOL, o PPS e o PDT. Costa entregou sua carta de desfiliação ao PT na última sexta-feira, ao diretório do partido em Niterói (RJ).

Para o deputado, o atual governo é mais neoliberal e mais conservador que a gestão do governo Fernando Henrique Cardoso e também criticou outras políticas do governo.

¿ O governo Lula é ainda mais neoliberal, mais conservador, a julgar pelos juros estratosféricos, por esta política nefasta de superávit fiscal. O que dizer da política social? Esta, em grande parte, é assistencialista e conservadora. Já a política ambiental é, no mínimo, tímida. Ela também é espúria se levarmos em consideração o que foi aprovado recentemente, como a Lei dos Transgênicos, tida como algo novo, moderno ¿ criticou o deputado.