Título: BRASILEIROS RELATAM MOMENTOS DE TENSÃO CAUSADOS POR FURACÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/08/2005, O Mundo, p. 24

Fuga de Nova Orleans e ventos em Miami afetam vida de moradores dos EUA

Alguns brasileiros viveram o drama das duas sucessivas entradas do Katrina no território americano. Depois de ter fustigado o sul do Flórida, o furacão, com força redobrada, provocou uma ordem de evacuação da cidade de Nova Orleans, na Louisiana.

Entre as centenas de milhares de pessoas que tiveram que fugir de Nova Orleans está o carioca José Eduardo Leite da Silva, que aos 74 anos teve que abandonar sua casa e, com sua mulher, duas filhas um genro e um neto, refugiar-se na casa de um irmão, em Houston. Seguindo as ordens da prefeitura, ele deixou sua casa às 3h30m da madrugada de domingo.

- Quando saímos a situação era boa. Aliás, isso faz com que muito gente fique esperando que o furacão mude de direção - disse ele, por telefone

Leite da Silva mora em Nova Orleans há 50 anos e lembra que o Katrina foi o maior furacão na cidade desde a década de 1960. Segundo ele, falava-se que uma nova tormenta de grandes dimensões chegaria mais cedo ou mais tarde. Isso o fez já ter separado o que deveria levar em caso de ter de abandonar a cidade. Nada de aparelhos eletrônicos valiosos:

- Não se sabe o que vai acontecer depois. Então, o que se faz em emergências assim é tentar resguardar suas memórias. Retratos de seus antepassados, documentos.

O Katrina também foi vivenciado por brasileiros em Miami como narrou a tradutora Tereza Gomes, que enviou sua relato ao Globo On Line:

"Os estragos em muitas cidades da Flórida foram enormes. Aqui no bairro, no shopping Dolphin Mall, as árvores do estacionamento foram literalmente arrancadas, com asfalto e tudo."