Título: KATRINA PERDE FORÇA E BARRIL CEDE
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 30/08/2005, Economia, p. 21

Preço do petróleo fecha em alta de 1,6%, depois de ter subido 7%

NOVA YORK. Depois de quebrar o recorde histórico da Bolsa Mercantil de Nova York na abertura do pregão de ontem - quando o barril foi negociado a US$70,80 (valorização de 7%) - o preço do petróleo do tipo leve americano terminou o dia com alta de 1,6%, a US$67,20. O humor do mercado acompanhou o avanço do furacão Katrina rumo à costa dos EUA, que chegou a ser classificado no grau máximo da escala de cinco pontos que mede a intensidade da tormenta.

Ao longo do dia, porém, a fúria dos ventos diminuiu, aliviando o nervosismo dos operadores. Na região do Golfo do México concentra-se um terço da produção petrolífera americana, que se viu afetada pelo fenômeno. Plataformas foram evacuadas e refinarias dos estados afetados suspenderam sua produção, elevando o temor de um desabastecimento.

Segundo a Administração de Serviços Minerais dos EUA, a passagem do Katrina provocou a suspensão de 1,379 milhão de barris diários de petróleo e 8,299 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

- O mercado esperava uma catástrofe de dimensões bíblicas, mas, à medida que a tormenta diminuiu, os preços caíram - disse Angel Mata, da corretora Legg Mason Wood Walker.

Legenda da foto: OPERADORES NA Bolsa de Nova York: o fechamento de refinarias pressionou as cotações da "commodity"