Título: OKAMOTO DEPÕE SOBRE EMPRÉSTIMO DO PT A LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 31/08/2005, O País, p. 3

BRASÍLIA. No dia em que o Congresso se mobilizou para tentar ordenar o funcionamento das três CPIs, a comissão que investiga os bingos no Senado foi utilizada pela oposição para aprovar a convocação de uma testemunha que vinha sendo protegida pelo governo. Única controlada pelos oposicionistas, a CPI dos Bingos vai ouvir o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, que diz ter pagado do próprio bolso o empréstimo de R$29,4 mil concedido pelo PT ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Amigo de Lula, Okamoto não fora citado até agora nas investigações dessa comissão.

A convocação de Okamoto foi aprovada no momento em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reunia-se com os presidentes das três CPIs. O autor do requerimento, senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), justificou a convocação dizendo que Okamoto poderia ter envolvimento com o dinheiro dos bingos. Mas perguntado pelo GLOBO se o pedido foi apresentado em razão da dificuldade encontrada nas outras comissões, respondeu:

- O raciocínio é seu, mas é óbvio.

Após a descoberta da operação envolvendo Lula e a conta do PT, Okamoto disse que pagou a despesa sem avisar ao presidente.

O senador Tião Viana (PT-AC) disse que pouco pôde fazer para evitar a ida de Okamoto:

- Sou voto derrotado.

O presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), negou que haja exploração política:

- Isso não acontece. Não tenho que achar nada (da convocação), tenho que fazer o papel de juiz.

O relator, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que participou da reunião com Renan, disse que foi surpreendido:

- Não conheço nenhum motivo para essa convocação.

É a segunda vez que a CPI dos Bingos é usada para convocar testemunhas protegidas nas outras comissões, e de novo por intermédio de Antônio Carlos Magalhães. Semana passada, a CPI convocou o doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona. A data do depoimento ainda não foi marcada.