Título: Projeção indica que de 11 a 14 votos devem aprovar cassação de Jefferson
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 31/08/2005, O País, p. 4

Deputado quer levar ao plenário punições rejeitadas no Conselho de Ética

BRASÍLIA. O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) deverá ter sua cassação aprovada no Conselho de Ética da Câmara com os votos de, no mínimo, 11 dos 14 titulares do órgão, que irão acompanhar o parecer do relator Jairo Carneiro (PFL-BA). Bastam oito votos, maioria absoluta, para que o deputado seja cassado. Uma projeção do GLOBO, feita com base em declarações dos integrantes do conselho e em posições que eles têm assumido durante as reuniões, aponta que os votos pela cassação deverão ir de 11 a 14.

Decidida no Conselho, a cassação tem de ser aprovada no plenário. O parecer de Carneiro é o primeiro voto pela cassação. O presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), vota em caso de empate. Jefferson fez inimigos em vários partidos ao apontar, sem provas, o pagamento de um mensalão do PT a parlamentares da base aliada.

Os três petistas do conselho votarão pela cassação: Chico Alencar (RJ) e Orlando Fantazzini (SP) consideram que ele quebrou o decoro parlamentar ao confessar crimes. Ângela Guadagnin, ligada ao grupo do deputado José Dirceu (PT-SP), levará em conta a guerra de Jefferson contra o ex-ministro.

No PMDB, devem votar contra o ex-presidente do PTB os deputados Nelson Trad (MS) e Ann Pontes (PA). Trad saiu do PTB por desavenças com Jefferson. Nas reuniões do conselho tem criticado o petebista e irritou-se várias vezes com as tentativas de seus advogados de protelar os trabalhos. Ann, mais discreta, acredita que está comprovada a quebra do decoro.

O único peemedebista do conselho que deve votar contra a cassação é Josias Quintal (RJ). Ele já declarou que Jefferson "prestou grande serviço ao país" com suas denúncias.

Os dois deputados do PSDB no Conselho de Ética, Carlos Sampaio (SP) e Gustavo Fruet (PR), irão acompanhar o voto do relator a favor da cassação. Para os tucanos, se Jefferson não for cassado, dificilmente alguns petistas acusados pelo petebista também serão, principalmente Dirceu, alvo do PSDB.

Os dois representantes do PP, Ciro Nogueira (PI) e Benedito de Lira (AL), vão votar pela cassação. Nogueira é próximo do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), que, acusado de proteger a corporação, deseja o petebista fora da Casa.

Único representante do PL no conselho, Edmar Moreira (MG) é aliado do presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto. Júlio Delgado (PSB-MG), relator do caso de Dirceu, também votará pela cassação de Jefferson. Uma incógnita é a posição de Robson Tuma (PFL-SP).

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) irá apresentar parecer a favor de que os casos de perda de mandato rejeitados pelo Conselho de Ética obrigatoriamente sejam apreciados pelo plenário. Ou seja, o conselho não dará a palavra final caso julgue a improcedente denúncia contra o parlamentar. É mais uma medida que, se aprovada, poderá impedir tentativas de operação-abafa.