Título: VICE NEGA RUMORES DE SAÍDA DO PL
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 31/08/2005, O País, p. 5

Alencar estaria desconfortável com Valdemar na presidência do partido

BRASÍLIA. O vice-presidente da República, José Alencar, negou ontem os rumores de que esteja saindo do PL por se sentir desconfortável com a permanência do ex-deputado Valdemar Costa Neto na presidência do partido. Valdemar renunciou ao mandato de deputado devido às denúncias de envolvimento no esquema do mensalão. Alencar confirmou sua presença na reunião do PL hoje de manhã, convocada pelo próprio Valdemar.

- Em época de guerra, boato é como terra. Por enquanto isso não me passou pela cabeça. É claro que não costumo dizer que dessa água não beberei, mas isso não significa que esteja pensando em trocar de partido - afirmou.

Alencar tem sido assediado por partidos como o PDT e o PMDB. Já teve, inclusive, reuniões com dirigentes e líderes pedetistas. É crescente em Minas a versão de que ele gostaria de ver Valdemar fora do comando do PL e que, caso isso não ocorra, mudaria de partido.

Sobre a crise política, o vice-presidente e ministro da Defesa disse que é preciso ter cuidado antes de julgar alguém precipitadamente, referindo-se às denúncias envolvendo Valdemar e outros políticos. Alencar enfatizou que, havendo fatos que comprovem irregularidades, o caminho é o isolamento e a saída da vida pública.

- Todos aqui somos bons, honestos e corretos até que provem o contrário - afirmou.

Alencar negou que o governo esteja parado por causa da crise política e sugeriu que as CPIs sejam rigorosas nas investigações, mas sem pré-julgamentos.

- Na lista de cassações há pessoas que podem ter entrado em algum recebimento de recursos, mas de maneira diferenciada - disse Alencar, para quem é preciso olhar caso a caso.

O vice-presidente voltou a defender Lula, afirmando que nada afetará a autoridade moral do presidente.