Título: 'O país não se identifica com esse tipo de autoridade'
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 01/09/2005, O País, p. 5

BRASÍLIA. A reação de eleitores, de funcionários da Câmara e de parlamentares aliados e de oposição, com mensagens de solidariedade e apoio, surpreendeu ontem o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). Ele disse que a sensação, depois de ter confrontado Severino Cavalcanti (PP-PE), anunciando um movimento para derrubá-lo, foi de ter lavado a alma de todos que estão engasgados com o comportamento indevido do presidente da Câmara. À notícia de que o deputado Benedito Dias (PP-AP), aliado de Severino, tinha entrado com um pedido de cassação do seu mandato, Gabeira reagiu com um sorriso tranqüilo.

Hoje o senhor está sendo cumprimentado aqui como um herói por ter enfrentado Severino. Por que essa reação?

FERNANDO GABEIRA: A repercussão foi enorme. Quando sai à rua ontem, e nos corredores do Congresso, os funcionários me cumprimentaram discretamente por medo de represália. Os parlamentares dizem que estão comigo. Recebo duas mensagens mais freqüentes. A primeira: "Você falou o que todos estamos pensando, que o Brasil não merece autoridades desse nível". E a segunda: "Você lavou a minha alma".

Mas a reação do baixo clero foi irada, com ataques apelativos, inclusive sobre sua defesa da legalização da maconha...

GABEIRA: A reação do baixo clero expressa o apoio que ele conseguiu manter. Mas os votos da oposição, que ele teve no segundo turno de sua eleição, ele já perdeu. Muita gente me perguntou por que não respondi ao Severino, que mandou eu me recolher à minha insignificância. Mas as declarações dele (sobre a crise) são auto-explicativas, não precisam de legenda.

Do lado de fora do plenário ele chegou a ironizar sua sexualidade, dizendo que o senhor quer se afirmar como homem...

GABEIRA: Acusações desse tipo - de que ele usa o cargo de forma indigna - podem vir de um homem, de uma mulher, ou de um gay. E têm que ser respondidas no seu conteúdo, não através de rompantes preconceituosos.

O senhor identifica mesmo gestos de Severino para evitar cassações?

GABEIRA: Os principais passos do Severino são no sentido de retardar o processo ou atenuar a situação da acusação. Eu temo pelas insinuações de corredores que dão conta de que ele esteja sofrendo chantagens de pessoas envolvidas, que o ameaçam com denúncias também de envolvimento.

Por que o senhor disse que a presidência dele é um desastre para o Brasil?

GABEIRA: Quando você tem um presidente da Câmara vaiado publicamente, isso cria para a instituição um constrangimento maior. O Brasil não se identifica com esse tipo de autoridade. A sensação é que somos melhores e mais avançados, logo merecíamos mais na presidência da Câmara.

É o caso de se preocupar com o que vem pela frente, como o discurso dele na ONU, no próximo dia 9?

GABEIRA: Nesse caso seremos salvos pela indiferença geral que existe em relação aos discursos de presidentes de parlamentos na ONU.

Legenda da foto: GABEIRA: "Somos melhores e mais avançados"