Título: DIRCEU INSISTE: 'NÃO VOU SAIR DA CHAPA'
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 31/08/2005, O País, p. 8

Deputado não admite ser o único petista sob acusação a ser substituído

BRASÍLIA. Contrariando as expectativas alimentadas pela renúncia de Tarso Genro, o deputado José Dirceu (PT-SP) reafirmou ontem que não vai sair da chapa do Campo Majoritário que disputará as eleições do PT, dia 18. No máximo, disse, poderá não assumir sua cadeira no diretório nacional, caso a chapa seja vitoriosa.

A declaração ocorreu no plenário da Câmara, onde Dirceu ouviu o discurso do presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), de que observará o processo legal e assegurará amplo direito de defesa aos deputados que responderem a processo de perda de mandato.

- Não vou sair da chapa. Esse problema não foi criado por mim. A melhor coisa a fazer é considerar a proposta do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Depois das eleições os petistas da chapa que estiverem respondendo a processo por quebra de decoro não devem assumir o diretório, permitindo a posse de suplentes - disse Dirceu.

Em conversas com petistas, Dirceu tem lembrado que outros integrantes do governo já citados no escândalo, como o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, continuam na chapa:

- Por que só eu?

Dirceu não quis comentar a decisão de Tarso nem a falta de articulação dos petistas:

- Estou cuidando de mim, não estou participando das discussões e decisões do PT.

Apesar da expectativa no governo e no PT de que Dirceu acabaria se afastando, ele reafirmou a petistas que prefere a morte a sair da chapa. E acrescentou que não há prova de irregularidades.

Dirceu qualificou de inaceitáveis as pressões para que deixasse a chapa e reafirmou que isso equivaleria a um prejulgamento que o deixaria enfraquecido para enfrentar o processo no Conselho de Ética.

- Precisamos dar tempo a Dirceu. Ele não pode sair da chapa sob constrangimento - disse o petista Zezéu Ribeiro (BA).

Deputado lembra que outros petistas acusados não saíram

A bancada do PT elegeu ontem à noite, por aclamação, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) para líder do partido. Os petistas da Democracia Socialista e do Bloco de Esquerda não participaram da votação e o primeiro desafio de Fontana é reincorporar essas correntes a um trabalho conjunto. Fontana é alinhado com a esquerda do partido, mas tem sido um defensor do governo na Câmara.