Título: TORNADO DEVASTA CIDADE NO RIO GRANDE DO SUL
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 31/08/2005, O País, p. 13

Ventos de mais de 200 quilômetros por hora derrubam casas e deixam 16 pessoas feridas em Muitos Capões

PORTO ALEGRE. Um tornado com ventos de mais de 200 quilômetros por hora devastou no fim da noite de anteontem a pequena cidade gaúcha de Muitos Capões, a 290 quilômetros de Porto Alegre. Vinte e uma casas foram levadas pelos ventos e praticamente desapareceram. Ontem, nem os destroços tinham sido encontrados. Dezesseis pessoas ficaram feridas, e três ainda estavam hospitalizadas no final da tarde de ontem, uma delas na UTI do hospital local.

- Quando amanheceu havia panelas, móveis e roupas espalhadas pelas ruas. Todos os postes de iluminação pública foram derrubados. Foi o temporal mais violento do ano no Rio Grande do Sul - disse o coordenador da Defesa Civil do estado, coronel João Luiz Soares.

As pessoas feridas estavam principalmente nas casas que foram levadas pelo tornado.

- Pouco antes do tornado houve um barulho grande. Graças a isso é que as pessoas puderam se proteger. Muitos se abrigaram embaixo de camas e mesas - disse o coronel.

A cidade, com apenas 2.500 habitantes, incluindo as áreas urbana e rural, teve 20% de todas as suas moradias destruídas total ou parcialmente. Foram atingidas no total 83 casas das cerca de 400 existentes em todo o município. O centro do tornado, segundo o coordenador da Defesa Civil, localizou-se justamente na área urbana, destruindo não apenas casas, iluminação pública e árvores, mas também arrastando, amassando e retorcendo carros estacionados nas ruas.

- Os estragos foram muito grandes. A cidade ficará mais um ou dois dias sem iluminação e está sem comunicação. Prédios públicos, como a Câmara de Vereadores, e o Banco Sicredi também foram destruídos - disse o coordenador.

Hoje, o prefeito Ari Antonio Ziliotto deverá decretar situação de emergência. O tornado começou às 22h44m de segunda-feira e durou cerca de três minutos. Segundo a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, os ventos podem ter chegado a 250 quilômetros por hora.

Ventos causam prejuízos em mais 13 municípios

Os danos devastadores numa zona muito concentrada, o vento arrasador de curtíssima duração e a precipitação de granizo associada à ventania são as primeiras evidências de um tornado. Para a Climatologia Urbana, Muitos Capões foi atingida por um tornado de categoria 2, com ventos de 180 a 250 quilômetros por hora. Foi o terceiro fenômeno desse tipo no estado em 2005. Os outros dois ocorreram em maio, atingindo Engenho Velho e Santa Bárbara do Sul.

Além do tornado em Muitos Capões, ventos com até 100 quilômetros por hora também causaram danos em mais 13 municípios entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem, atingindo total ou parcialmente 1.298 casas e desabrigando cerca de quatro mil pessoas.

Ontem chovia em quase todo o estado. No norte gaúcho, onde está Muitos Capões, deve voltar a chover forte hoje e amanhã. Apenas nestes dois dias as chuvas devem ultrapassar 100 milímetros, mais do que a precipitação de todo um mês. A Climatologia Urbana e a Defesa Civil alertavam ontem que, além de danos a cidades e enchentes, podem cair barreiras em rodovias da região, principalmente na BR-116, entre Caxias do Sul e São Marcos, a pouco mais de 130 quilômetros da capital.

As condições atmosféricas, segundo a Climatologia Urbana, continuam sendo favoráveis à ocorrência de temporais. Para hoje estão previstos fortes ventos, de até 95 quilômetros horários, no litoral norte do estado, entre Tramandaí e Torres, na divisa com Santa Catarina.