Título: PT TEM MAIS UMA BAIXA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Autor: Gerson Camarotti/Adriano Ceolin
Fonte: O Globo, 01/09/2005, O País, p. 9

Senadores petistas tentam convencer Cristovam a ficar

BRASÍLIA. Depois do anúncio da desfiliação do deputado André Costa (sem partido-RJ), o PT sofrerá mais uma baixa na sua bancada. O deputado João Alfredo (CE) decidiu ontem que sairá do PT para se filiar ao P-SOL dia 25. Ao mesmo tempo, petistas tentam evitar a saída do senador Cristovam Buarque (DF). Um encontro entre o presidente Lula e Cristovam está sendo articulado pelos senadores paulistas Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante.

Cristovam foi informado sobre a estratégia ontem, por Suplicy, durante uma exposição do chanceler Celso Amorim na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O senador, ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação de Lula, pediu ao líder do PT, Delcídio Amaral (MS), para deixar a presidência da comissão.

- O cargo é do PT e estou na iminência de deixar o partido - afirmou Cristovam.

Suplicy fez um apelo para que Cristovam reflita mais sobre sua decisão.

A debandada de deputados do PT em direção ao P-SOL deverá crescer nas próximas semanas. A executiva do P-SOL reuniu-se anteontem com oito deputados da ala esquerda petista. Eles discutiram programas partidários e chances de se elegerem na legenda, que ainda não está oficialmente legalizada mas já tem assinaturas suficientes para obter o registro.

João Alfredo acredita que a candidatura da senadora Heloísa Helena à Presidência da República ajudará o partido a eleger sua primeira bancada no Congresso.