Título: PT: Comissão vai sugerir a expulsão de Delúbio
Autor: Ricardo Galhardo/Soraya Aggege e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 01/09/2005, O País, p. 11

Depois de muita confusão, integrantes concordaram em incluir no relatório responsabilização de ex-dirigentes

SÃO PAULO e BRASÍLIA. A Comissão de Ética criada pelo PT para apurar as irregularidades na gestão do partido vai recomendar a expulsão do ex-tesoureiro Delúbio Soares e acusar de omissão a antiga cúpula. O texto de oito páginas, que será submetido sábado à votação do diretório nacional, é guardado a sete chaves. Após menos de um mês de trabalho, o documento foi concluído ontem à noite numa reunião tumultuada.

Integrantes da esquerda do PT ameaçaram votar separadamente caso o relatório ficasse restrito a Delúbio e poupasse os ex-presidentes do partido José Genoino e José Dirceu. Para essa ala, Dirceu seria o chefe do esquema operado por Delúbio e Genoino teria sido conivente. Depois de muita confusão, bate-bocas acalorados e até murros na mesa, os demais integrantes concordaram em incluir a responsabilização dos ex-dirigentes, por omissão, no esquema operado por Delúbio, mas sem citar nomes de dirigentes.

- Não dá para dizer que alguém agiu assim ou assado. Falamos da executiva como um todo - disse um integrante da Comissão de Ética.

A expulsão de Delúbio é dada como certa.

- Gosto muito do Delúbio. Ele deu uma parcela enorme de contribuição ao PT e à CUT, se dedicou ao partido, mas a expulsão dele é irreversível - disse o secretário de Mobilização do PT, Francisco Campos.

Nos últimos dias, Delúbio foi aconselhado por alguns petistas mais próximos a se desfiliar da legenda antes de sábado. Mas em todas as conversas, ele se mostrou resistente.

- Ele resiste a sair do partido porque argumenta que não fez nada da cabeça dele nem sozinho. Agora, o Delúbio já assimilou o código de grupos sob suspeita em que um assume por todos a culpa para no futuro ser recompensado - disse o deputado Chico Alencar (PT-RJ).

No partido, já há convicção de que ele cometeu fortes desvios éticos. Muitos temem que Delúbio ainda possa revelar fatos que comprometam outros dirigentes da legenda.

- Se o Delúbio não sair, vai ser expulso - afirmou o deputado Jorge Bittar (PT-RJ).

Luix Costa, membro da Comissão de Ética, não quis revelar o conteúdo do documento, mas adiantou que "há mais conclusões importantes", além da expulsão de Delúbio.

- O diretório nacional precisará de coragem para enfrentar as coisas que lá estão colocadas - afirmou Luix, da corrente de esquerda Ação Popular Socialista (APS).

O documento foi entregue ao secretário nacional de Organização, Gleber Naime, em Brasília. A comissão teve menos de um mês para fazer suas investigações e trabalhou em condições precárias, segundo Luix. Pessoas importantes, como Solange Pereira de Oliveira, que fez saques nas contas de Valério, e Dirceu não foram ouvidas.