Título: EUA CRESCERAM 3,3%, ABAIXO DAS ESTIMATIVAS
Autor:
Fonte: O Globo, 01/09/2005, Economia, p. 24

Alta do petróleo reduziu gastos dos consumidores. Investimentos de empresas também recuaram

WASHINGTON. O crescimento da economia dos Estados Unidos ficou abaixo do esperado no segundo trimestre, registrando alta a uma taxa anualizada de 3,3%, informou ontem o Departamento do Comércio. A desaceleração se deveu ao fato de os consumidores, pressionados pela alta dos combustíveis, terem reduzido seus gastos mais do que o esperado pelo governo. O consumo responde por dois terços da economia americana.

A expansão do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA ficou abaixo dos 3,8% registrados no primeiro trimestre e dos 3,4% da estimativa preliminar divulgada mês passado. Analistas esperavam 3,5%.

Usando a mesma metodologia - crescimento frente ao trimestre imediatamente anterior, com ajustes sazonais, à taxa anualizada - o crescimento do PIB brasileiro, por exemplo, foi de 5,7%.

Segundo os dados revisados, os gastos dos consumidores subiram 3%, abaixo dos 3,3% registrados inicialmente e dos 3,5% do primeiro trimestre. Os investimentos das empresas em ativos fixos cresceram 8,9%, contra estimativa anterior de 9,3%.

Projeções para os trimestres seguintes recuaram para 4%

O Departamento disse ainda que a inflação ficou abaixo do divulgado anteriormente: o índice de preços ao consumidor subiu 3,2% ao ano, contra estimativa inicial de 3,3%. O núcleo do indicador, que exclui custos de energia e alimentos, avançou apenas 1,6%, frente a estimativa anterior de 1,8%.

Devido aos estragos causados pelo furacão Katrina, as projeções para o terceiro e o quarto trimestres foram reduzidas de 4,5% para 4%. Mas a economia cresceu mais de 3% por nove trimestres consecutivos, o mais longo período desde os 13 trimestres encerrados em março de 1986.