Título: `Todos agora devem botar a barba de molho¿
Autor: Maria Lima e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 02/09/2005, O País, p. 5

A unanimidade na aprovação do pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) no Conselho de Ética foi interpretada ontem como sinal de que o Congresso, na votação dos outros processos envolvendo parlamentares, dificilmente contrariará o sentimento de indignação manifestado pela sociedade. No caso de Jefferson, quase ninguém se mostrou surpreso com o resultado de 14 votos a zero pela cassação. A impressão manifestada por petistas e oposicionistas é que a unanimidade terá impacto direto no processo dos outros deputados no conselho, inclusive do ex-ministro José Dirceu.

¿ Esse 14 a 0 demonstra que todos que praticaram delitos devem botar as barbas de molho. O conselho não vai legitimar qualquer desvio de conduta ¿ disse o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), membro da CPI dos Correios.

¿ A aprovação do relatório por unanimidade mostra que o conselho não vai fornecer ingredientes para um acordão. Isso só aumenta minha responsabilidade na elaboração do relatório do processo do deputado José Dirceu ¿ disse o relator Júlio Delgado (PSB-MG).

Biscaia: conselho expressou sentimento da maioria

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, duvida que agora o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), continue a pôr obstáculos para a abertura de processos de cassação no conselho:

¿ Hoje é um ótimo dia para o Congresso. Mostramos que haverá punições e que Severino Cavalcanti é uma coisa menor. Duvido que a Mesa Diretora vá ficar sentada em cima do relatório apresentado por duas CPIs. Severino vai mandar direto para o Conselho de Ética.

Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), o conselho expressou o sentimento da maioria do Congresso. Ele previu que o resultado se repetirá em outros casos.

¿ Jefferson revelou o esquema de corrupção e teve o pedido de cassação aprovado. E aquele que é o grande responsável pelo esquema? O sentimento geral é que os líderes envolvidos não escaparão da cassação ¿ disse Biscaia.

Para o deputado Chico Alencar (PT-RJ), membro do Conselho de Ética que votou pela cassação de Jefferson, a unanimidade é boa porque mostra a nitidez da decisão e enfraquece qualquer recurso que venha a ser interposto junto à CCJ ou ao Supremo Tribunal Federal.

¿ Como o Zé Dirceu encarna o outro pólo, o resultado da votação de hoje pode ser uma referência na votação do seu processo ¿ disse Chico.