Título: DUDA: PF INSISTE EM QUEBRA DO SIGILO DAS CONTAS
Autor:
Fonte: O Globo, 02/09/2005, O País, p. 10

Diante da negativa do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o bloqueio e a quebra do sigilo das contas de Duda Mendonça no exterior, o delegado da Polícia Federal responsável pelo caso vai solicitar hoje ao Ministério da Justiça que adote essas providências, com base em acordos internacionais de combate à lavagem de dinheiro.

O inquérito, que estava nas mãos do relator do caso no STF, ministro Joaquim Barbosa, foi enviado de volta à PF ontem. O ministro atendeu todos os pedidos de investigação feitos pelo procurador-geral da República. Barbosa autorizou a prorrogação do inquérito por 30 dias.

No pedido que fez ao ministro, o procurador-geral deixou de incluir algumas diligências consideradas importantes pela PF, entre as quais as relativas ao sigilo e ao bloqueio das contas do publicitário. Antonio Fernando argumentou que não é preciso ter autorização judicial para isso. Bastaria recorrer a tratados de cooperação internacional para a troca de informações em casos de investigação financeira.

Hoje, o delegado Luís Flávio Zampronha pedirá ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRCI) do Ministério da Justiça que entre em contato com as unidades de inteligência financeira dos países envolvidos, em busca de colaboração. A PF planeja indiciar, além de Duda, o empresário Marcos Valério Souza, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino.

Genoino fica surpreso com possível indiciamento

Genoino disse que ficou surpreso porque não foi sequer procurado pelas autoridades:

¿ Não fui ouvido nem citado por ninguém ¿ disse, pouco antes de seu advogado distribuir nota para rebater a PF.

Na nota, o advogado diz que é ¿açodada, prematura e espetaculosa qualquer cogitação¿ de indiciar Genoino.

O presidente interino do PT, Tarso Genro, afirmou que não tem conhecimento técnico acerca da investigação, mas adiantou que mesmo se houver indícios de omissão, Genoino saberá se defender:

¿ Ele é um homem muito honrado e muito sério.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá hoje do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o relatório da PF sobre as denúncias de corrupção, pagamento de propinas e caixa 2 que deram origem à CPI do Mensalão. Bastos disse que já está com o documento:

¿ Trata-se de uma investigação abrangente, uma investigação extensa e profunda que está em curso, ou seja, ainda não terminou. Não há uma conclusão, mas o documento mostra que se avançou bastante.