Título: IRMÃO DE PREFEITO ACUSA GILBERTO CARVALHO
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 02/09/2005, O País, p. 15

João Francisco: caixinha era para o PT

BRASÍLIA. Em depoimento à CPI dos Bingos, o oftalmologista João Francisco Daniel voltou ontem a acusar o irmão Celso Daniel, assassinado em 2002, o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o deputado José Dirceu (PT-SP) de envolvimento num esquema de arrecadação ilegal de dinheiro em Santo André para campanhas eleitorais.

Segundo ele, o dinheiro era recebido por Celso Daniel, então prefeito de Santo André, e repassado a Gilberto Carvalho, que o entregava em São Paulo ao então presidente do PT, José Dirceu. O oftalmologista não apresentou provas das acusações.

João Francisco fez um relato de conversas que teve com empresários, políticos e com Carvalho antes e depois da morte do irmão. Numa das conversas, Carvalho teria dito que levava o dinheiro para Dirceu, em São Paulo, num Corsa preto. Só numa das viagens, Carvalho teria transportado R$1,2 milhão. Parte do dinheiro teria como origem mesadas de até R$50 mil pagas por empresários do setor de transporte.

O oftalmologista não soube explicar, no entanto, por que Gilberto Carvalho confessaria um crime tão grave. Carvalho divulgou uma nota rebatendo os ataques: "Não afirmei a esse senhor, em nenhum momento, que levei qualquer importância em dinheiro ao deputado federal José Dirceu", diz a nota. O ex-ministro também reagiu às denúncias:

- Ele repete uma denúncia mentirosa que fez em 2002 para prejudicar a campanha do presidente Lula.

www.oglobo.com.br/pais