Título: OTIMISMO ALCANÇA NÍVEL RECORDE
Autor: Flávia Oliveira e Mirelle de França
Fonte: O Globo, 01/11/2004, Economia, p. 23

Em outubro, confiança do consumidor carioca foi a maior do ano

Nem a decisão do Banco Central de acelerar o ritmo de elevação da taxa básica de juros tirou o ânimo do consumidor carioca. No mês passado, informou ontem o Instituto Fecomércio-RJ, o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC) alcançou seu mais alto nível este ano, com alta de 2,29% frente a setembro. Foi o quarto mês seguido em que o indicador ficou acima de cem pontos, rompendo a chamada barreira do otimismo.

O instituto entrevistou 3.121 consumidores na Região Metropolitana do Rio. Descobriu que o entusiasmo cresceu tanto na análise da situação presente quanto nas perspectivas futuras. O IEC mistura a avaliação da situação financeira presente e do futuro próximo num resultado que varia de zero a 200: quanto mais alto, maior o otimismo. O IEC saiu de 100,88 pontos em setembro para 103,19 pontos em outubro. Foi o melhor resultado para o décimo mês do ano desde o início da pesquisa, em 2000.

¿ Está claro que a tendência para o último trimestre de 2004 é positiva. O consumidor ainda está influenciado pela queda dos juros no ano passado e pela recuperação do nível de emprego e da renda. Além disso, a inflação desacelerou em setembro ¿ diz João Carlos Gomes, chefe do Núcleo Econômico da Fecomércio-RJ.

Responsável pela Sondagem Industrial da Fundação Getúlio Vargas, o economista Aloisio Campelo Jr. também acredita que o otimismo dos consumidores está relacionado à melhora no mercado de trabalho. Num primeiro momento, diz, os empresários pareciam mais entusiasmados que os indivíduos. A tendência parece estar mudando.

Índice de Confiança cresce em SP pelo quarto mês consecutivo

A médica Ieda de Almeida Neves faz coro. Ela está convencida de que a redução do desemprego vai animar os consumidores a comprar mais, embora se queixe dos preços altos.

¿ Sinto que este ano vai ser melhor e que as pessoas estão mais animadas para gastar nas compras de Natal. A confiança na economia do país está aumentando ¿ afirma Ieda, que ontem foi fazer compras no shopping Rio Sul.

A pesquisa da Fecomércio-RJ foi realizada de 18 a 21 de outubro. Englobou, portanto, o período da última reunião do Comitê de Política Monetária, nos dias 19 e 20. Para Gomes, é a prova de que a alta de meio ponto percentual na Selic não abateu os consumidores. Ele acredita que a onda de consumo, impulsionada também pelo aumento do crédito, só perderá força no início de 2005.

A operadora de telemarketing Gisele Torres é prova viva do entusiasmo. Consumista assumida, ela já faz planos de presentear o namorado, a família e os amigos neste Natal:

¿ Ainda não sei quanto vou gastar, mas o décimo terceiro deve ir quase todo. Não me intimido com alta de juros. A pessoa quando é consumista não tem jeito ¿ brinca.

Em relação a outubro de 2003, a confiança do consumidor do Rio aumentou 13%. Mas a Fecomércio-RJ percebeu que o otimismo é maior em relação ao futuro: o indicador de expectativas financeiras passou de 109,09 pontos em setembro para 113,09 pontos no mês passado. Já a avaliação da situação presente subiu de 92,67 para 93,29 pontos ¿ ainda abaixo da barreira do otimismo.

A Fecomércio-SP também vem detectando boas perspectivas. No mês passado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 10,7%. Foi o quarto mês seguido de alta.