Título: LÍDER DOS RADICAIS
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 04/09/2005, O País, p. 10

Em abril, antes da crise política, o advogado Plínio de Arruda Sampaio, de 75 anos, que havia se lançado anticandidato à presidência do PT e se julgava sem chance de vencer o candidato do Campo Majoritário, na época José Genoino, declarou:

¿ É engraçado, antigamente eu era considerado a direita do PT. Quero ocupar espaço na mídia. Meu objetivo era chamar atenção para questões que o partido ignora por estar atrelado ao governo.

Hoje a situação é inversa. Plínio, aliado ao grupo de parlamentares que desde o início do governo se recusou a seguir as orientações da cúpula partidária, como Chico Alencar (PT-RJ) e Ivan Valente (PT-SP), é visto como o líder dos radicais. Passou a ser o mais temido adversário de Ricardo Berzoini (o segundo substituto de Genoino) na disputa pela presidência do PT.

Plínio começou a militância em 1945, aos 15 anos, na Juventude Estudantil Católica, ligada à ala progressista da Igreja. Escolhido relator do programa de reforma agrária de João Goulart, figurou na lista dos cem primeiros deputados cassados pela ditadura, em 1964. No mesmo ano exilou-se no Chile. Só voltou com a anistia. Em 1980 ajudou a fundar o PT, partido pelo qual se elegeu deputado federal duas vezes.

Depois de ter ajudado a criar a Ação da Cidadania contra a Fome, ao lado do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, Plínio passou a se dedicar a programas de reforma agrária.