Título: Duda fica fora da organização do 7 de setembro
Autor: Maria Lima e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 04/09/2005, O País, p. 11

Desfile militar marca nova fase de Lula sem o marqueteiro, que levou a festa para a Esplanada dos Ministérios

BRASÍLIA. A festa de Sete de Setembro inaugura a nova fase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem o marqueteiro Duda Mendonça. Trata-se do primeiro evento público organizado sem a participação de Duda e suas pirotecnias na propaganda oficial da Presidência da República. Foi Duda quem teve a idéia de levar a festa da Independência para a Esplanada dos Ministérios, no ano passado, o que vai se repetir este ano, provavelmente num clima mais sóbrio. Não haverá shows com artistas consagrados nem festa popular na Praça dos Três Poderes.

Cada ministério vai colaborar como puder na organização do evento. Grandes estandartes com as cores da bandeira enfeitam os prédios dos ministérios. Além do tradicional desfile cívico militar na Esplanada dos Ministérios, tendo Lula no palanque especial com seus ministros, estão programados uma mostra cultural preparada pelo Sistema S e, à noite, Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e Coro Lírico.

Muita informação e nenhum tom de celebração

Envolvido no escândalo de Marcos Valério, Duda Mendonça perdeu a conta da Secom no fim de agosto, depois de ter revelado na CPI dos Correios que recebera R$10,5 milhões irregularmente em uma conta nas Bahamas como pagamento da campanha de 2002 e outros serviços prestados ao PT em 2003. O contrato não foi renovado e a Secom ficou com as outras duas agências que já atendiam a Presidência junto com Duda: Matisse e Lew Lara. Estreante na comunicação de governo, a Lew Lara já fez campanhas marcantes na atual gestão, como a do desarmamento e a ¿O melhor do Brasil é o brasileiro¿.

¿ Entendo a comunicação de governo como uma ponte entre o governo e a população. Com muita informação e sem tom de celebração ¿ disse Luiz Lara, sócio da agência.