Título: PRONUNCIAMENTO MARCOU FIM DA ERA DO GLAMOUR
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Fonte: O Globo, 04/09/2005, O País, p. 11

Órfão de Duda, Lula buscou associar sua imagem à de JK

BRASÍLIA. O olhar errante, o tom decorado do discurso lido num cenário improvisado e a falta de emoção ao dizer que estava indignado com a traição de antigos companheiros foram os destaques do primeiro pronunciamento feito pelo presidente Lula sem a batuta do publicitário Duda Mendonça. Foi na reunião ministerial de 12 de agosto, mesma semana em que a crise política envolveu o marqueteiro no esquema Marcos Valério.

Na tela da TV foi revelado ao povo brasileiro o impacto causado pela separação do presidente de um de seus mais fiéis conselheiros, o guru que colheu os louros por conseguir transformar o ¿sapo barbudo¿ no ¿Lulinha paz e amor¿. Aquele momento na Granja do Torto marcou o fim da era Duda, a era do glamour, dos ternos Armani que providenciou em momentos especiais na campanha e dos grandes espetáculos nas ações de governo.

Nos bastidores do PT, alívio com saída de Duda Mendonça

Órfão de Duda, Lula não escondeu o abatimento e assumiu uma estratégia própria, de resultados até agora frustrados, de associar sua imagem à do ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Mas nos bastidores do governo, e entre petistas tradicionais, a saída do publicitário tem sido comentada com certo alívio.

Auxiliares dizem que o caminho natural é Lula retornar ao antigo ninho do marqueteiro Paulo de Tarso, da Matisse, uma das duas empresas de publicidade e propaganda que continuam servindo ao governo depois que o contrato com Duda com a Secom foi cancelado.

Os dois marqueteiros tornaram-se rivais. Paulo de Tarso tem um perfil oposto ao de Duda. É respeitado no meio publicitário, mas não adota a linha do espetáculo. Experiente em campanhas políticas, defende a tese de que quem faz o candidato em primeiro lugar é o próprio candidato.

Paulo de Tarso se tornou importante colaborador de FH

Ele esteve em alguns momentos muito próximo de Lula e do PT e reclama reservadamente o mérito de ter transformado o então ranzinza metalúrgico num candidato mais light. Paulo de Tarso criou campanhas memoráveis, que até hoje emocionam a militância petista, como o slogan histórico ¿Lula lá¿ na campanha de 1989, e ¿oPTei¿. Mas depois se aproximou do PSDB e tornou-se um importante colaborador do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no governo passado.

Ainda assim manteve os laços com o PT e, em especial, com o ex-ministro Luiz Gushiken, que coordenou a campanha de Lula em 1989 e comandou a Secom até dois meses atrás.