Título: RECEITA CONTRA A PIZZARIA
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 03/09/2005, O País, p. 9

Petistas recolhem assinaturas no Rio para exigir a punição de deputados

Num protesto irreverente, que contou com uma enorme pizza de isopor - com exatas 18 fatias, cada uma delas com o retrato de um deputado envolvido nos escândalos do mensalão ou dos Correios - petistas começaram ontem a recolher assinaturas para um abaixo-assinado. O objetivo é refutar qualquer tentativa de se evitar a punição dos parlamentares apontados pelos relatórios das CPIs como envolvidos em esquemas de caixa dois ou outras irregularidades.

Reunidos no tradicional ponto de encontro parlamentar do Buraco do Lume, no Centro do Rio, os manifestantes protestaram contra as declarações do presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), de que não acredita na existência do mensalão e que os responsáveis pelo crime de caixa dois devem ter penas mais brandas. Segundo o deputado federal Chico Alencar (PT-RJ), Belo Horizonte e Fortaleza também já começaram a recolher assinaturas:

- A idéia é entregar o abaixo-assinado à Mesa Diretora da Câmara no dia 12. As pessoas estão reagindo a qualquer tentativa de se protelar a punição dos envolvidos em esquemas.

Feita de isopor, a pizza atraiu uma pequena multidão. Durante o protesto, que aconteceu na hora do almoço, houve quem lamentasse a falta de pizza de verdade no evento:

- Aqui a gente quer pizza. Em Brasília, não - brincou um dos manifestantes.

Hoje, manifestantes estarão na Praça Saens Peña, na Tijuca, recolhendo assinaturas.

Legenda da foto: O DEPUTADO Chico Alencar lidera o protesto no Rio: "As pessoas estão reagindo a qualquer tentativa de se protelar a punição dos políticos"