Título: A pizza do PT: partido não pretende punir Dirceu
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 03/09/2005, O País, p. 9

Relatório sobre acusados não ficará pronto para reunião de hoje e outros parlamentares devem ser poupados

SÃO PAULO. O PT deve deixar para depois do Processo de Eleição Direta (PED), marcado para dia 18, as possíveis punições dos deputados acusados de envolvimento com o mensalão. Ontem, integrantes da comissão de sindicância criada pelo presidente interino do PT, Tarso Genro, para apurar as denúncias contra parlamentares e ex-dirigentes, indicaram que alguns líderes do partido, como o deputado José Dirceu, não devem ser investigados pela comissão de ética (órgão partidário que recomenda possíveis punições).

A comissão de sindicância informou que não deve concluir seu relatório a tempo de ser apreciado pelo diretório nacional hoje. O diretório só voltará a se reunir depois do PED, em outubro.

- Temos de resolver o problema de Delúbio (Soares) amanhã (hoje). Os temas pendentes ficam para a próxima direção - disse o secretário de Mobilização do PT, Francisco Campos.

A próxima diretoria deve tomar posse em outubro, caso haja segundo turno no PED (dia 9 do mês que vem), conforme acordo feito entre os dirigentes do partido. Também assumirá a nova comissão de ética, que será escolhida no PED. Hoje, a esquerda do PT deve reapresentar o pedido de envio do nome de todos os envolvidos à comissão de ética, mas os próprios autores consideram difícil que a proposta seja aprovada.

Cuidado com os companheiros

Segundo Romênio Pereira, segundo vice-presidente do PT e integrante da comissão de sindicância, o relatório não deveria ficar pronto para ser entregue hoje ao diretório nacional. O ponto de partida do parecer foi o questionário enviado por Tarso a 15 dirigentes e parlamentares acusados de envolvimento no mensalão.

- A avaliação é que, mesmo que passemos a noite debruçados sobre os documentos, não teremos condições de avaliar tudo. Há a possibilidade de não apresentarmos o relatório amanhã (hoje) - disse Romênio.

Marlene Rocha, que também integra a comissão, ressaltou a necessidade de preservar companheiros do PT de prejulgamentos:

- O que estamos fazendo é tomar cuidado para não jogarmos companheiros aos leões.

Para Romênio Pereira, é preciso ter responsabilidade, "seja com quem for". Segundo o petista, é remota a possibilidade de a comissão pedir investigação e que Dirceu seja submetido à comissão de ética:

- Até agora não tem nada de concreto, nenhuma prova. Ele não fez saque algum nas contas de Marcos Valério.

O trabalho da comissão não passará pela atuação do ex-presidente do PT José Genoino e ficará restrito aos deputados acusados de fazer saques nas contas de Valério - João Paulo Cunha, Professor Luizinho, Paulo Rocha, João Magno, Josias Gomes, Zico Bronzeado e José Mentor - além de Dirceu, acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de comandar o esquema do mensalão.

Romênio, que defende a gradação das punições de acordo a culpa de cada acusado, disse que Luizinho apresentou um álibi:

- Professor Luizinho enviou uma defesa dizendo que o assessor que sacou os R$20 mil ficou com o dinheiro e não repassou a ele.