Título: Sem fusão com PTB e PP, Alencar sai do PL
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 03/09/2005, O País, p. 8

Saída indica que partido deve ir mesmo para a oposição e não repetir aliança para a sucessão presidencial

BRASÍLIA. O vice-presidente da República, José Alencar, decidiu deixar o PL. Sua decisão foi informada ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto, na noite de ontem, em conversa de meia hora. À noite, em entrevista, Alencar disse que deixou o PL devido à crise política, pois se sente "contrariado e desconfortável" diante das denúncias envolvendo políticos do PL e de outros partidos. Ele confirmou seu descontentamento com a proposta do PL de rediscutir o apoio a Lula.

- Essa situação, essa grave crise política tem me trazido grande contrariedade. Sempre tive a minha consciência de que a vida pública é de doação, de sacrifício, onde não há espaço para que ninguém se utilize dela para se locupletar ou exercer qualquer atividade ilícita. Isso me aborrece profundamente e essa é a razão principal de minha desfiliação - disse Alencar ao sair do gabinete, às 22h.

O vice disse que tem esperança de dias melhores:

- A crise nos atinge a todos. Quando saio, fico preocupado que as pessoas estão olhando para mim, achando que estão olhando para mim meio de lado, de banda. As pessoas, quando vêem passar um homem público, têm o direito de pensar que está passando alguém que cometeu algum ilícito. Temos assistido a isso no Brasil e isso tem me trazido contrariedade. Não digo desalento porque a esperança é a última que morre.

Alencar, que evitou críticas a Valdemar, comunicou sua saída do PL ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que não é candidato a nada em 2006.

- Estou dizendo a informação de hoje (que não vou me filiar a outro partido). Amanhã é outro dia - disse Alencar, que é cobiçado por PDT e PMDB.

Depois da reunião com Alencar, o presidente do PL informou aos parlamentares da bancada a decisão de Alencar.

- Alencar está descontente porque rejeitamos a fusão e porque o partido quer rever as relações com o governo. Disse a ele que estava à vontade para sair do PL - afirmou Valdemar.

PL quer ficar livre para fazer alianças nos estados

A saída de Alencar é um sintoma de que o PL se prepara para aderir à oposição. Na quarta-feira, os parlamentares do PL já haviam deliberado que, mantida a verticalização, não haveria coligação com o PT para apoiar a reeleição de Lula. A opção do PL foi ficar livre para fazer alianças nos estados.

- Nossos deputados estão sendo crucificados nos estados. As pessoas estão morrendo nas estradas e, apesar do empenho do ministro (Alfredo Nascimento, dos Transportes, que é do PL), a área econômica cortou R$500 mil do orçamento da pasta - criticou Valdemar.