Título: PRESOS SÃO TRANSFERIDOS APÓS AMEAÇAS
Autor:
Fonte: O Globo, 03/09/2005, Rio, p. 23

Secretaria troca 1.736 detentos por causa de clima tenso em presídio

A transferência de 1.736 presos pode ter evitado um banho de sangue nas cadeias do Rio. Ontem, pouco depois das 6h, a Secretaria de Administração Penitenciária deu início a uma grande operação para trocar os detentos do Presídio Hélio Gomes pelos do Evaristo de Moraes, o chamado Galpão da Quinta da Boa Vista. Nos últimos dias, uma greve de fome e a ameaça de um massacre deixaram o clima tenso na carceragem de São Cristóvão.

Presos ficam sem água para o banho

A confusão vinha se arrastando havia 15 dias e se intensificou na segunda-feira passada, depois que 232 presos do chamado "seguro" - onde ficam estupradores e bandidos sem facção - foram transferidos para a última galeria do Galpão. Mulher de um preso do "seguro", X. falou na tarde de anteontem sobre a angústia vivida pelo marido na nova cadeia:

- Eles estão apavorados, porque os presos já avisaram que vão matar os 200 (do seguro) que chegaram agora - desabafou ela, chorando.

Nesta semana, os recém-chegados ficaram, inclusive, sem água para tomar banho. Na cantina do presídio, nada também podia ser vendido a eles. Além dos 232 transferidos na segunda-feira, 970 trocaram o Hélio Gomes pelo Galpão da Quinta ontem. Outros 766 presos fizeram o caminho inverso. A Secretaria de Administração Penitenciária diz que a medida foi apenas de remanejamento dos presos ameaçados "para um presídio de maior capacidade".