Título: ITAMAR LANÇA CANDIDATURA DE AÉCIO À PRESIDÊNCIA
Autor: Sueli Cotta
Fonte: O Globo, 03/09/2005, O País, p. 11

Ex-embaixador não desautorizou, porém, grupo do PMDB que quer vê-lo na disputa

BELO HORIZONTE. O ex-presidente Itamar Franco lançou ontem o nome do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), à Presidência da República para quebrar o que chama de movimento de São Paulo. Ele disse que o governador mineiro tem condições de entrar na disputa pela indicação do partido. Por outro lado, não desautoriza o grupo do PMDB que trabalha o nome dele para a Presidência, mas deixa claro que não está disposto a participar de qualquer prévia:

- Tive uma experiência triste em 1998, quando fui agredido, xingado... Uma experiência triste, e esta dificuldade o governador Aécio Neves pode ter em menor densidade no PSDB.

A referência feita por ele é em relação à prévia do PMDB para a disputa pela Presidência da República que aconteceu em Brasília, na qual Itamar acreditava que sairia como o candidato do partido. Ele saiu sem o aval da legenda e acusou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de ter combinado com a executiva nacional a confusão na convenção do partido para evitar que fosse escolhido candidato a presidente.

Críticas à manutenção de Henrique Meirelles

Itamar, que acabou de deixar a embaixada do Brasil na Itália, disse que estará no dia 9 com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não descarta um encontro com o ex-ministro José Dirceu em Juiz de Fora, para onde viaja hoje. Ele voltou a criticar Lula por manter o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, no cargo, mesmo com a denúncia contra ele no Supremo Tribunal Federal.